24 abril 2006

25 DE ABRIL, AINDA…

Uma das riquezas das fotografias emblemáticas, como esta do 25 de Abril de 1974, é a multiplicidade de interpretações que lhes podemos atribuir. Neste caso, quero interpretar o gesto da criança a introduzir o cravo no cano da arma, como uma atitude em que pretende transmitir, com a flor, a democratização do poder militar representado também pelo individuo fardado, entre os três que seguram a G-3, que apenas se vêem parcialmente.

Actualizar aquela fotografia para 2006, pode passar por mostrar um dos braços envergando uma beca*, e substituir a G-3 por um qualquer outro instrumento que simbolize as magistraturas, como um martelo de madeira. Os cidadãos do regime democrático já de há muito que não mostram receio pelos seus generais, mas continuam a contemplar os seus magistrados com um olhar cada vez mais apreensivo…

* beca, s.f., veste talar preta usada por magistrados judiciais em exercício.

5 comentários:

  1. E, porque não, uns óculos escuros e uma bengala no lugar da G-3?
    Traduziriam melhor a imagem actual da Justiça...
    A venda tradicional pode prestar-se a trocadilhos com conotações comerciais!

    ResponderEliminar
  2. Como símbolo para a criança depositar o cravo ainda cheguei a pensar na balança mas não na venda, uma boa ideia.
    A Justiça precisa de ser cega, não pode é ser protagonizada por magistrados "tapados".

    ResponderEliminar
  3. Apesar de tudo, continua a ser o meu poster preferido sobre o 25 de Abril...é tão poético... Que queres? Continuo uma lírica...:-) E o 25 de Abril ainda me traz lágrimas aos olhos quando vejo os cravos vermelhos nas armas...

    ResponderEliminar
  4. Creio que, como o autor, apenas "imaginámos" um poster "25 de Abril de 2006"!
    O original não se presta a confusões, pelo menos para aqueles que, à data, já não eram crianças mas "mudam-se os tempos/mudam-se as vontades... ...e tudo o mais se muda; isto é sem cura!".

    ResponderEliminar
  5. E, como alguém acrescentou, "não é obrigatória... felizmente!".

    ResponderEliminar