18 agosto 2016

PRESENÇA E PROPAGANDA DA ALEMANHA DURANTE OS ANOS DE GUERRA (1939-1945)

O local seleccionado pela Alemanha para sedear a loja que promovia a sua causa durante os anos da Segunda Guerra Mundial - a esquina entre o topo da Rua do Carmo e o início da Rua Garrett - ainda hoje é um local comercialmente muito valorizado do centro da capital. Era como se se tratasse de outra embaixada, que o prestígio da causa do Reich perante os portugueses também estava em jogo.
Curioso também apreciar a sua propaganda, que nos exemplos que aqui se incluem nos aparece mais interessada em denegrir os britânicos - aqui designados, à boa maneira coloquial portuguesa de então, por ingleses - do que propriamente em promover as hipotéticas vantagens comparativas dos alemães.
E quando se realçam essas vantagens comparativas (futuras), como acontece no exemplo acima (onde o contraste é entre a Inglaterra e não a Alemanha, mas o Continente), a argumentação pró-Eixo de há 75 anos tem ressonâncias que nos fazem lembrar a causa actual da União Europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário