16 agosto 2016

ELES ESCREVEM, ESCREVEM, ESCREVEM...

«Contactada pela agência Lusa, a administração da Efacec diz ter identificado “a necessidade de proceder a um conjunto de intervenções indispensáveis à optimização da produção industrial e actividade comercial da empresa, com vista à obtenção de ganhos efectivos de produtividade, competitividade e sustentabilidade”, mas assegura o respeito pelas “melhores práticas laborais e sociais”, tendo “as estruturas sindicais e todas as pessoas envolvidas” sido informadas “com a máxima antecedência possível”.

Estas intervenções estão integradas nos programas de melhoria operacional de 2013 e 2016 que prevêm medidas de redução de custos com fornecimentos, fundamentalmente de custos indiretos”, afirmou num comunicado enviado à Lusa, esclarecendo que o “ajustamento” em curso “da competitividade salarial dos seus colaboradores” está a ser feito “de acordo com as atuais condições do mercado de trabalho” e “também passa por aumentos salariais”.»

Pelo destaques da notícias, em que se cita o comunicado de resposta emitido pela Efacec, percebe-se claramente que, ao lado daqueles que falam, falam, falam, mas não se vêem a fazer nada (outrora popularizados por Ricardo Araújo Pereira, abaixo), há os que escrevem, escrevem, escrevem, mas em que já se percebeu tudo, pelo cuidado em evitar esclarecer a matéria de facto. A ideia é mesmo irem aos bolsos dos engenheiros.

Mas este é apenas um lado da questão. É curioso ver como a Efacec parece servir em toda a notícia apenas como um pretexto para alvejar Isabel dos Santos. É a sua fotografia que aparece a dominar a mesma notícia sendo publicada tanto no Observador, como no Jornal de Negócios, no Sol, n'A Bola, etc. A prática parece-me bizarra, porque discriminatória, a violar uma espécie de entendimento tácito: nem Jornal de Negócios, nem mesmo o Correio da Manhã (esse pasquim!) pespegam a fotografia de Francisco Balsemão quando os cortes de pessoal e as reduções de regalias acontecem na SIC e na Impresa...

Sem comentários:

Enviar um comentário