25 junho 2017

«OUR WORLD»

25 de Junho de 1967. Com o impulso inicial da BBC tomara forma um projecto de uma emissão global de um mesmo programa de televisão a ser emitido em simultâneo para todo o Mundo. Dera-se-lhe o nome de «Our World». Associaram-se ao projecto 14 países de todos os continentes: Alemanha Federal, Austrália, Áustria, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México, Reino Unido, Suécia e Tunísia. Outros países haviam-se associado à sua transmissão, entre os quais Portugal que o incluiu na programação da RTP desse Domingo (mais abaixo). Contava-se com uma audiência na ordem das várias centenas de milhões de telespectadores. A poucos dias da transmissão, o número foi revisto em baixa porque a União Soviética e os seus aliados (Alemanha Oriental, Checoslováquia, Hungria e Polónia) decidiram retirar-se do projecto invocando como causa o apoio ocidental a Israel na Guerra dos Seis Dias que se travara no início daquele mês.

Porque a transmissão era em simultâneo para todo o Mundo, foram mobilizados simultaneamente quatro satélites de comunicações ao redor do planeta, o que era praticamente todo o arsenal de telecomunicações espaciais disponível na época. Casos houve que a emissão teve lugar de madrugada, o que aconteceu tanto no Japão como na Austrália. O programa teria (e teve) uma duração rondando as duas horas, em que cada uma das 14 televisões associadas colaborou com a feitura de uma pequena reportagem que, de acordo com as regras previamente acordadas, não poderia versar tópicos políticos e teria de ser obrigatoriamente em directo (acima um pequeno trecho com 20 minutos - note-se a ausência do português entre as 16 línguas na apresentação inicial do programa).
Como é costume, a comunicação social qualificou na altura o acontecimento de histórico. E como também é costume toda a transmissão estaria hoje, 50 anos depois, completa e totalmente esquecida não fosse a transmissão britânica: uma nova canção dos The Beatles composta especialmente para a ocasião e intitulada All you need is love...

Sem comentários:

Enviar um comentário