01 junho 2017

A ALTERAÇÃO DO SENTIDO DA CIRCULAÇÃO RODOVIÁRIA

Há precisamente oitenta e nove anos procedeu-se em Portugal a uma reforma das verdadeiramente estruturais, reforma essa que, tendo-se processado da esquerda para a direita, não me parece ser de considerar uma reforma nem de direita, nem de esquerda. Refiro-me à inversão do sentido da circulação rodoviária que fora até aí à britânica (conforme se pode ver na fotografia acima, feita na Avenida da Liberdade de Lisboa ainda antes dessa data*) e que passou neste dia 1 de Junho de 1928 a ser à continental. Esta tão importante mudança caiu completamente no esquecimento e hoje serão muito poucos os que saberão que em Portugal já se conduziu do outro lado da estrada. Mas, se calhar, vale a pena acrescentar mais qualquer coisa de pedagógico à história desta transição suave que se distingue por não ter deixado memórias de ter sido realizada. Gradualmente, a totalidade dos países da Europa continental que ainda não o fazia foi mudando o sentido da circulação rodoviária. Com uma excepção; a Suécia, que apesar de ser sempre considerada uma sociedade muito avançada, deixou o assunto arrastar-se por décadas e só se decidiu a alterar o sentido da circulação em 3 de Setembro de 1967, ou seja 39 anos depois disso ter acontecido em Portugal. Só que nessa época já o número de viaturas em circulação subira exponencialmente e a mudança teve que ser planeada metodicamente como se de uma operação militar se tratasse - o Dia H. Apesar de toda a planificação, existe uma famosa fotografia de uma das artérias centrais de Estocolmo nesse primeiro dia...
* O objecto da fotografia é o que terá sido um dos primeiros semáforos a aparecer em Portugal, ainda apenas com duas luzes e que paradoxalmente, considerado o argumento da vantagem da gestão automática dos fluxos de trânsito, era accionado pelo próprio polícia sinaleiro.

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