21 março 2008

O PECLEC, O SIGIC, O NUNO E O MELO

Passei ontem de raspão por um programa da RTP 1 chamado Corredor do Poder, onde vi um aplicado Nuno Melo a esforçar-se por ser ouvido e por mostrar que dominava em profundidade os assuntos de saúde, perguntando à esquerda e à direita, se algum dos seus colegas rivais sabiam o que era o PECLEC e o SIGIC*. Alguém já tinha ouvido falar? – acrescentava ainda Nuno Melo, numa tentativa de ironia de erudito, perante os seus rivais de programa que não se mostravam dispostos a devolver-lhe a deixa.

Já por aí li, e não foi assim surpresa, que o Corredor do Poder tinha sido concebido originalmente como um programa em que participariam jovens políticos dos partidos parlamentares, o que faria esperar protagonistas na faixa dos 25 anos, em vez dos jovens presentes, cuja média de idades se aproxima afinal dos 35 anos. O que foi surpresa, desculpar-me-ão os outros convidados que até podem nem ter culpa, é ter ouvido ali um estilo de argumentação, que parece mais própria a quem tenha 15 anos.

Mais do que ser jovem, é ser-se adolescente tentar utilizar a técnica de atirar acrónimos para o ar, para tentar intimidar os oponentes e dar provas de conhecimento dos assuntos que estão em discussão… Não fica bem em qualquer interveniente daquele programa, muito menos em Nuno Melo que, com 42 anos feitos há dias (18 de Março de 1966), já nem para jovem agricultor serviria, mas, pelos vistos, ainda consegue passar por jovem político, com jeito talvez passe mesmo por dois: um de 21 anos em cada perna

* PECLEC – Programa Especial de Combate às Listas de Espera Cirúrgicas. Acabou em 2004 e foi substituído pelo SIGIC – Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia.

2 comentários:

  1. A média etária subiu... Portanto a juventude prolonga-se muito mais.

    ResponderEliminar
  2. Erudição de fotocópia ou esclerose prematura ou o drama do jovem, que, ao contrário de outros promissores, não teve hipóteses de ir para Estrasburgo defender a pátria.

    ResponderEliminar