04 março 2008

A BATALHA DE LUANDA (A QUE NÃO EXISTIU)

A Guerra da Argélia (1954-62), de que se falou abaixo a propósito da Batalha de Argel, serviu de orientação inicial aos dois lados (portugueses e nacionalistas) durante as fases iniciais das Guerras Coloniais travadas em Angola, na Guiné e em Moçambique (1961-74). Por um lado, muitas das tácticas que foram utilizadas inicialmente pelos portugueses foram aprendidas junto dos franceses naquele conflito, por outro, depois da independência argelina em 1962, a FLN prestou ajuda significativa na preparação, formação e doutrinação das unidades combatentes das organizações nacionalistas que se propunham lutar no terreno contra o exército português.
Por exemplo, seguindo o precedente da FLN, que havia divido a Argélia durante o período insurreccional em 6 Regiões operacionais distintas (Wilayas) de contornos diferentes das divisões administrativas coloniais francesas, também o MPLA quis repartir o território angolano em 6 Regiões Político-Militares (RPM) que apenas tinham uma vaga correspondência com a configuração das províncias angolanas*. E a Primeira RPM correspondia à região que circundava Luanda, provavelmente por ser considerada a mais importante, mas também porque a população local (de etnia kimbundo) era tida geralmente como simpatizante do Movimento.
Mas havia um enorme problema prático para o MPLA manter uma guerrilha activa naquela região. O trânsito de efectivos e reabastecimentos tinha que ser feito pela fronteira Norte de Angola, atravessando a região onde predominavam os bacongos, tradicionalmente simpatizantes do movimento rival, a FNLA (veja-se o mapa acima). Os guerrilheiros que ali se conseguiram instalar defrontavam-se simultaneamente com dois inimigos que lhes eram militarmente superiores: o exército português e a FNLA. Era mais importante para o MPLA a existência desse núcleo de guerrilheiros do que o resultado militar da sua actividade – negligenciável.
Para consolidar a guerrilha, além de criar alcunhas épicas aos comandantes no terreno, como Monstro Imortal (João Jacob Caetano, na fotografia acima), o precedente argelino aconselhava a direcção do MPLA a procurar criar outras vias de reabastecimento clandestinas que partissem de Luanda para abastecer os seus guerrilheiros no mato, como a FLN fizera com a Wilaya IV a partir de Argel. Afinal, a Luanda da década de 60** (onde 66% da população era negra, 26% branca e 8% mulata) poderia não diferir assim tanto da Argel da década anterior, onde a FLN se apossara da Casbah, assim como o MPLA se poderia vir a apoderar dos musseques que cercavam a cidade.
Foi ameaça que nunca se chegou a concretizar. Ao contrário de Argel, Luanda nunca chegou a passar pela experiência do terrorismo urbano, nem a ser base logística da guerrilha rural, nem sequer foi domicílio de um órgão político-militar clandestino que conduzisse a subversão – com uma outra legitimidade! – do interior do país. E se isso não aconteceu, terá sido porque as autoridades coloniais portuguesas se mostraram muito mais competentes a reprimir a insurreição do que as francesas e/ou porque as organizações nacionalistas angolanas se mostraram muito mais incompetentes a fomentá-la do que as argelinas…

* Ao contrário da Argélia, a Angola independente adoptou a divisão administrativa herdada dos portugueses.
** A população de Luanda mais do que duplicou ao longo da década passando de 225.000 habitantes em 1960 para 480.000 em 1970.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.