11 fevereiro 2008

O CONTINENTE QUE “PARTIU OS DENTES” À REVOLUÇÃO

Entre a linguagem litúrgica do esquerdismo clássico contava-se aquela deliciosa expressão: partir os dentes à reacção. Passados quase vinte anos da Queda do Muro, e descontados os exageros de propaganda de época, fica-nos a constatação que, por detrás dos aspectos folclóricos da nomenclatura (como as Republicas Populares do Congo, Angola, Benim ou Moçambique) e da emblemática (com estrelas, foices, martelos, metralhadoras e restante ferramental afixado nas bandeiras), nunca qualquer regime da África negra registou qualquer realização significativa no campo das transformações sociais pela igualdade – aquela coisa a que se chamava socialismo…
Não se pode dizer que tenha sido por falta de tentativas, elas foram várias, algumas até com a ajuda do exterior e do próprio missionário da grande revolução mundial moderna, Ernesto Che Guevara, que se envolveu numa tentativa relativamente ignorada de promover a revolução no Congo em 1965, que fracassou completamente, como o próprio Che veio a reconhecer, antes de mudar de continente… Actualmente, as histórias das fortunas que foram acumuladas pelos dirigentes africanos e pela classe dominante que os rodeia têm muito mais a ver com as circunstâncias locais de cada país do que com as ideologias que proclamaram professar no passado – veja-se o caso angolano…
Se calhar, são as barbas de Marx que não se dão bem com aquele calor húmido…

4 comentários:

  1. Nem mais. O colonialista bem escanhoado teve sempre mais exito. desde o tempo da navalha até ao da Philishave, com um ligeiro intervalo pelo meio no qual deixou crescer a pera.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Desejo-lhe igualmente votos de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Caro A.Teixeira, desculpe ma snão concordo.

    Nada,Nada, mas absolutamente nada bate a frase de uma alucinada que eu me lembro de ver nos tempos de antena da RTP, em 75 ou 76, creio que em 76.

    Aos berros a gritar"

    CADA DEPUTADO DA AOC,SERÁ UMA ESPINHA CRAVADA NA GARGANTA DO CUNHAL"

    Por isso essa de " partir os dentes à reacção" é um pequeno pormenor de rodapé.

    Espinhas cravadas é que é o produto original...

    Dissidentex

    ResponderEliminar
  4. A AOC era um espectáculo!

    Em programas políticos de humor que grande evolução até às Escolhas de Marcelo...

    ResponderEliminar