14 fevereiro 2008

FOTOMONTAGENS GROSSEIRAS

As fotografias oficiais com que os soviéticos pretenderam assinalar a Assinatura do Pacto Molotov-Ribbentrop em Agosto de 1939 serão do mesmo género da que se encontra acima, onde se vê Molotov sentado, preparando-se para assinar o documento, com Ribbentrop em pé por detrás, circunspecto, ao lado de um Estaline visivelmente sorridente, encostado a uma parede de onde pende um retrato de Lenine.
Tecnicamente, tratava-se de um Tratado de Não Agressão firmado entre a Alemanha e a União Soviética, que se faziam representar no acto pelos respectivos Ministros dos Negócios Estrangeiros e a presença na cerimónia de Estaline* foi um bónus, mas também uma indicação da importância que lhe atribuía. Isso não escapou à imprensa alemã, como se percebe pela capa que ilustra a revista acima, juntando Estaline e Ribbentrop.
Uma fotografia que se poderá considerar a simétrica dessa é a de cima, que junta Hitler e Molotov, quando este último visitou Berlim em Novembro de 1940. A invasão posterior da União Soviética pela Alemanha em Junho de 1941 mandou-a para o baú de um conveniente esquecimento… Mas a fotografia abaixo, que encontrei aqui, é uma daquelas fotomontagens grosseiras, já datadas da propaganda do período da Guerra-Fria.
Numa cerimónia onde se cumprimentam um georgiano russófono e um alemão, que presumivelmente se realizaria no Kremlin em Moscovo, que raio faz ali um pretenso mapa de parede com as legendas em inglês?...

* De facto, a assinatura de Estaline, que era então apenas o Secretário-Geral do PCUS, não podia obrigar formalmente o Estado Soviético, ao contrário da de Molotov que, além da pasta dos Estrangeiros, era o Presidente do Conselho de Comissários do Povo, o equivalente ao cargo de Primeiro-Ministro.

2 comentários:

  1. Toda esta gentalha me causa prurido. Também convém recordar os cinco anos de conversações secretas entre o Churchill e o Mussulini, de que ressalta a tentativa do primeiro para empurrar o Duce para uma a aliança com os nazis, a fim de garantir uma inflência pró-britânica junto do Fuhrer.
    Enfim, há fotos(montadas ou apagadas) e não-fotos e não-cartas.
    Isto anda tudo ligado. Digo eu, apesar de saber que nem sempre acerto.
    bom fim de semana

    ResponderEliminar