28 abril 2007

TV NOSTALGIA – 26

Steven Bochco é um nome a reter quando se falam das séries de acção para televisão dos anos oitenta. Está por detrás de duas das de maior sucesso naquela década, Hill Street Blues (1981-87) e L.A. Law (1986-94). Quem as seguiu sabe reconhecer como há muito de comum entre elas, que neste poste procurei sintetizar nas imagens publicitárias das duas séries, mostrando, como duas perspectivas opostas de um mesmo objecto, a frente e a traseira de carros…
O segredo da narrativa das séries estava no seu ritmo, que saltitava de forma discreta e fluida de um conjunto de protagonistas para um outro, aos ombros do homem da câmara, como se o espectador fosse um cusco que por ali estivesse apenas pela curiosidade em saber o que se estava a passar. Havia a preocupação em compactar os acontecimentos como se eles tivessem acontecido no mesmo dia: era um dia de trabalho… e o trabalho do espectador fora cuscar o que se passara!
Em Hill Street Blues a acção central decorre numa esquadra de polícia, e a grande maioria do elenco (em baixo) consiste no pessoal do turno de dia dessa esquadra. E não havendo polícias maus, há muitos polícias peculiares… A cidade parece estar a atravessar uma fase economicamente recessiva* e está recheada de gangs étnicos (sobretudo negros e hispânicos), também peculiares, mas ligeiramente menos simpáticos…
A série seguinte é uma adaptação da anterior considerando as mutações sociológicas que a América sofrera. Sob Reagan e em meados dos anos 80, ela já estava cansada do tema dos seus problemas sociais e a imagem predominante passou a ser a da prosperidade prometida, corporizada nos yuppies. Em L.A. Law a história decorre num prestigiado escritório de advogados em Los Angeles, na Califórnia, terra do futuro…
Não é em vão que o carro de que se vê a matrícula na apresentação é um Jaguar XJ6… E a apresentação desta série, mostra uma ambiente de colarinho branco** e opulência que contrasta com os colarinhos azuis** e a degradação da sua antecessora. Aqui, em L.A. Law, os advogados (acima) são indiscutivelmente mais qualificados do que os polícias, mas os dilemas com que se defrontam são moralmente muito mais complexos…

* A cidade nunca foi identificada ao longo dos seis anos de duração da série, mas a sua localização pode ser restrita a uma das cidades das grandes regiões do Midwest ou do Nordeste norte-americano, devido a diversos factores identificativos, como o clima (queda regular de neve no Inverno), por exemplo.

** Em inglês, esta distinção da cor dos colarinhos é um traço identificativo de classe profissional: blue collar (operário industrial) e white collar (funcionário de serviços).

1 comentário:

  1. Adorei ler pois vi as duas series, mas, francamente, Hill Street Blues era e é a minha favorita.Ainda me lembro muito bem das personagens!Fiquei em choque quando atingiram o Bobby!!Oh, eu adorava essa serie. Depois dessa só X-files me prendeu e agora 24...apesar de gostar dos 7 palmos ou dos Sopranos, por exemplo.
    Venho aqui pedinchar um voto:
    Acredita em Bruxas? Não?!Mas uma existe,deseja ser um selo de correio e precisa do seu voto!

    Clicar aqui para votar na Bruxa

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.