27 fevereiro 2007

O PUTO QUE ERA O DONO DA BOLA

Creio que quase todos teremos passado enquanto miúdos pela situação de ter querido jogar à bola à vontade mas como o dono da dita era um puto, um palmo de altura abaixo do resto da malta, todo o jogo acabava por se tornar numa chatice, com as várias exigências do puto (foi falta…- não valeu… - não foi golo…) a condicionar toda a diversão. Eram fortes argumentos contra a propriedade privada e a favor do socialismo e da apropriação colectiva dos meios de diversão…

Não sendo um puto e não tendo uma bola sem saber jogar com ela, a atitude que a TVI demonstra a respeito dos horários de transmissão da cerimónia dos Óscares é-lhe completamente equiparável. Sendo proprietária (da bola) dos direitos de transmissão, compreende-se que faça a transmissão em directo da cerimónia, noite e madrugada fora, captando a adesão de todos os entusiastas de cinema que podem dispor da liberdade de perder ou de compensar uma noite sem sono.

O gesto de puto que chateia todos, por ser o dono da bola, aparece no dia seguinte, ao retransmitir a cerimónia já devidamente montada em atenção àqueles que, gostando, não são propriamente dedicados cinéfilos a ponto de sacrificar uma noite de sono. Mas como a audiência fiel da estação não liga puto ao programa (como o puto não sabia jogar, também a TVI também não é feita para transmitir coisas tão intelectuais…), a TVI arremessa-a lá para as duas da manhã…

Visto de uma certa perspectiva, a TVI decide bem: a maioria dos que estariam interessados em seguir a cerimónia são mercenários não recuperáveis para a fidelidade aos Morangos com Açúcar. Mas, ao destratar assim um segmento da audiência, creio que não estou sozinho ao afirmar que considero a TVI uma estação de televisão carismática. E carisma, neste contexto, é um eufemismo que se costuma empregar (com Cunhal, por exemplo) para descrever as emoções desencadeadas por alguém que, para além de quem gosta, quem não gosta, detesta mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.