25 março 2006

ARITMÉTICA SIMPLES


Se os 10 votos custaram 334 euros ao tal camarada dos cheques do PS, então o valor médio por voto andará pelos 33,4 euros. Por esse valor médio, poder-se-á atribuir ao resultado eleitoral de José Sócrates de há um ano uma valorização de 90 milhões de euros (33,4 x 2,7 milhões de votos), ou seja, 18 milhões de contos, pelas contas antigas.

Ora valores desses nem impressionam, quando comparados com as OPAS de Belmiro de Azevedo ou até mesmo com os valores que chegam a ser atingidos pelo jackpot do euromilhões. Uma vitória eleitoral em Portugal terá, de certeza, um valor bastante superior aos 90 milhões mencionados.

Restam as hipóteses de me ter enganado nas contas, ou de as ter feito com números errados. Os dos resultados eleitorais do PS estão certos, o valor médio de cada voto é que pode estar grosseiramente subestimado. Quer-me parecer que, dentro do PS, existe uma fracção dos seus militantes que são mesmo de baixo valor... O que contraria a política governamental de qualificação da mão de obra...

E isso é deprimente, não há pose, nem slogan, nem polegar arrebitado que valha a Sócrates.

Sem comentários:

Enviar um comentário