20 maio 2018

O MOTOR A JACTO DE FRANK WHITTLE

15 de Maio de 1941. (...devia ter sido publicado há cinco dias  mas distraí-me...) Dava-se o primeiro voo experimental de um aparelho britânico propositadamente concebido para o motor a jacto, o Gloster E.28/39. Trinta anos depois disso, no Verão de 1971, a revista Tintin semanal publicava a história de BD abaixo, onde o herói era aquele que fora considerado o inventor de tal engenho: Frank Wittle (1907-1996). Quem a lesse deduziria que a descoberta do motor a reacção fora uma façanha britânica e que os aviões equipados com aquele motor revolucionário chegaram a ter um contributo significativo para a vitória aliada no final da Segunda Guerra Mundial...
...mas a história era uma e a História é outra. Antes dos Glosters britânicos, já o Heinkel He-178 alemão em 1939 e também o Caproni Campini italiano em 1940, ambos movidos por motores a reacção, haviam realizado voos pioneiros. E, quanto à importância dos Gloster Meteor como «adversários de eleição contra» as bombas voadoras V-1 (como se lê nesta última página acima), vale a pena ter presente que os Gloster foram responsáveis pelo abate de 14 daqueles engenhos, num total de 4.261 bombas voadoras V-1 abatidas de todas as formas (aviação, artilharia anti-aérea ou balões de intercepção) - ou seja, uma participação de 0,3%...

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