01 julho 2017

O 150º ANIVERSÁRIO DO CANADÁ

1 de Julho de 1867. Nasceu o Canadá, então ainda formado apenas pelas províncias da Nova Escócia, Novo Brunsvique, Ontário e Quebec. A formação do país desde aí pode ser acompanhada no mapa dinâmico acima, até à sua actual configuração com dez províncias e três territórios.

Para um país com século e meio, os seus símbolos nacionais são até surpreendentemente recentes. A bandeira vermelha e branca com a identificativa folha de ácer só foi adoptada em Fevereiro de 1965, há 52 anos, como se pode ver nas imagens televisivas acima.

E quanto ao hino nacional, ele só veio a ser proclamado com tal estatuto e a sua letra bilingue há 37 anos. O chefe de Estado é que continua a ser o monarca britânico, que se faz representar em Otava (a capital) por um governador-geral. Desde 1952 os governadores têm sido sempre canadianos

Quanto ao primeiro-ministro Justin Trudeau de 45 anos, é um dos poucos políticos mundiais que imagino a rivalizar em folestrias e carisma com Marcelo Rebelo de Sousa. Justin é filho de Pierre Trudeau, outro primeiro-ministro canadiano de que eu já aqui havia falado. Neste episódio acima, quando provocado por um jornalista para discorrer sobre computação quântica, ele fá-lo de uma forma aparentemente consistente.

Claro que, dias depois, apareceu um nerd a escrever no Washington Post desmentindo a explicação de Trudeau, sem perceber, ele, por sua vez, que o Mundo é povoado por seres humanos que não querem saber se a explicação estava ou não correcta, assim como os telespectadores de Marcelo não queriam saber se ele tinha aberto sequer as dúzias de livros que recomendava nos seus programas de Domingo.

1 comentário:

  1. Como estudante de história, opiniões políticas à parte, posso dizer que este blog é bastante interessante. Continue o bom trabalho.

    ResponderEliminar