Continua a intrigar-me esta capacidade para as pessoas se exporem excessivamente no facebook. Elas podem dizer-nos imenso e, por vezes, mais do que aquilo que os visados quereriam. Estas duas fotos são dos vinhos da consoada de dois utilizadores que as publicaram no Natal e que eu aguardei pacientemente que se escoasse um mês para que a própria mecânica do facebook tornasse mais cansativa a tarefa da identificação dos autores. Sendo o tópico o mesmo repare-se o contraste, a começar logo pelo local da fotografia, a bancada da cozinha e com as garrafas aparentemente ainda por abrir no caso acima, já na sala, abertas, com o devido cachecol, toalha e uma vela a enfeitar no caso abaixo. Em qualquer dos casos intriga-me a multiplicação das escolhas (três tintos e, no caso abaixo, ainda mais um verde?), tendo em conta que se está a escolher o vinho para uma ou, quiçá, duas refeições. E depois há as escolhas. O budget do escanção que tirou a fotografia abaixo foi decerto um múltiplo do da fotografia acima. Este último, o da foto superior, ao exibir-se no facebook, pretenderá ser reconhecido pela sua sapiência, exibindo aquilo que consideraria a melhor relação entre preço e qualidade. Confere com a informalidade de nos mostrar a sua cozinha. Em contraste, o autor da foto inferior parece ter jogado por aquilo que ele considerará mais seguro e apostado no que haveria de mais impressivo em termos de rótulos. O que também confere com o engalanamento como os exibiu. Não sei se qualquer deles terá ficado com a consciência do que, agindo como o fizeram, puderam dar a serem lidos nas suas pretensões, como acabei de o fazer...
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