01 novembro 2015

O ÚLTIMO HAKA DA RUGBY WORLD CUP 2015


Continua a constituir para mim um dos mistérios do rugby as razões porque, sendo um desporto fortemente hierarquizado, onde é muito difícil que as selecções nacionais progridam em categoria e onde acabam por ser sempre as mesmas formações a ganhar*, a modalidade não se viu relegada para um gueto onde só as audiências das potências dominadoras se interessam por ela, à semelhança do que acontece, por exemplo, com o hóquei em patins. E, pelos vistos, não é só Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi que têm aqueles gestos com crianças capazes de partir o coração. Torna-se só preciso que dêem a mesma promoção aos gestos de outras vedetas como ontem aconteceu com Sonny Bill Williams durante a volta de consagração dos All Blacks...

* Nova Zelândia, Austrália e África do Sul venceram sete dos oito campeonatos mundiais.

2 comentários:

  1. Sem dúvida foi um belo gesto.
    Recordemos, tambem, que Steve Owett, após a olimpiada de 1984 e durante uma visita a um hospital, deu sua medalla a um garotinho doente que vie lá.

    ResponderEliminar
  2. Por motivos familiares a última semana e meia foi para esquecer.
    Assisti apenas à primeira meia final e à final. A meia final teve uma réplica inesperada dos Springboks e um número inacreditável de faltas( algumas delas inaceitáveis a este nível) e um sem número de erros de manuseamento de bola.
    Um mau jogo tendo em conta as equipas presentes.
    A final tinha um resultado anunciado e,no entanto, a revolta Wallabie no segundo tempo foi impressionante e se, não é aquele largar de bola do avançado aussie a cinco metros da linha de validação, não sei o que aconteceria.

    Há no entanto um facto que lhe quero contar. Não estando em casa socorri-me de um café, tendo muitas dúvidas se conseguiria ver a meia final, num sábado às 4 da tarde. Quando cheguei estariam, não mais que 4 ou 5 pessoas.
    Perguntei ao dono se poderia sintonizar a SportTV5 e expliquei lhe o motivo.
    Solicito anuiu imediatamente. Estava a começar a transmissão a tempo de "ouver" os hinos e o Haka. O homem parecia saber alguma coisa do assunto e colocou o som no máximo atá começar o jogo.
    O que é certo é que começaram a chegar clientes e no fim estariam cerca de 25 a 30 pessoas grudadas na televisão e inclusive os clientes da mesa mais próxima pediram-me alguns esclarecimentos sobre as regras do jogo.
    O Rugby é um jogo fascinante e este mundial foi um sucesso.

    Tem razão quando diz que o jogo tem que se democratizar.
    No entanto eu entendo as dificuldades. Os tempos de recuperação de um jogo são muito mais dilatados que noutros desportos (por exemplo o futebol) e é impossível jogar no fim de semana nos campeonatos nacionais, como o Super 14 e a meia da semana nas competições internacionais seja por equipas nacionais sejam torneios internacionais.
    O WRC começou a 18 de Set. e acabou a 31 de Out. e apenas com 20 equipas e esse é motivo principal porque nunca será um desporto olímpico.
    Lamentavelmente.

    Abraço.

    PS: O "nosso" País de Gales subiu 5 lugares no ranking e é agora 4º

    ResponderEliminar