06 novembro 2015

...AINDA A PROPÓSITO DE MARTE


Desta vez é um elogio que quero fazer à notícia que aparece nas páginas do Sapo procurando sintetizar o conteúdo da apresentação que a NASA esteve a fazer sobre o que se descobriu recentemente sobre a atmosfera marciana. Incluindo um acompanhamento on-line dessa apresentação. Apercebo-me agora que assuntos de natureza científica como os abordados pela NASA despertam um interesse demasiado reduzido (ou apelam a um QI demasiado elevado) entre a audiência típica de uma televisão, mesmo que se trate de uma daquelas (nominalmente) para elites, de carácter predominantemente informativo. Pelos vistos era eu que estava equivocado quando me indignava com o desinteresse dessas estações (SIC Notícias, RTP 3, TVI 24) pelas conferências de imprensa da NASA e não há nada mais importante do que assumir aqui esse erro. Mas confesso que me continua a intrigar a contradição de, enquanto por um lado se pugna pela expansão dos anos de escolaridade da população, por outro lado cada vez os conteúdos televisivos me parecem ser mais compactados - eufemismo para simplóides. É que eu, a propósito destes assuntos da exploração espacial, ainda me lembro de directos televisivos nas televisões únicas de antigamente, cobrindo os lançamentos espaciais do programa Apollo ou as imagens acabadas de processar das missões Voyager.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.