14 setembro 2017

O GRANDE INCÊNDIO DE MOSCOVO

14 de Setembro de 1812. Há precisamente 205 anos o grande exército de Napoleão entrava em Moscovo em perseguição do exército russo que acabara de evacuar a cidade e esta, de uma forma que nunca ficou devidamente explicada (o incêndio terá sido deliberado ou acidental?), acaba por ser vítima de um grande incêndio que a destruiu em cerca de 75%. Recorde-se que à época, Moscovo, (que contaria então uns 250.000 habitantes), sendo a mais importante cidade do centro da Rússia, não era a capital do Império, que estava então localizada às margens do Mar Báltico, em São Petersburgo (que albergava então umas 300.000 pessoas). Voluntário ou involuntário, o grande incêndio de Moscovo foi transportado para a História como o gesto simbólico da vontade inquebrantável do tsar Alexandre I em resistir à coacção de Napoleão Bonaparte.

1 comentário:

  1. Uma coisa chamou muito a atenção de Napoleão ao invadir Moscou, ele nunca tinha visto uma cidade que possuísse tantas igrejas.
    105 anos após esse incidente, o regime Bolchevique tinha na religião um de seus maiores inimigos, logo em um país muitíssimo religioso.

    ResponderEliminar