02 setembro 2017

A GUERRA IRÃO - IRAQUE (1980-88)

Não é a primeira vez que o conflito entre o Irão e o Iraque é abordado neste blogue. Mas aquilo que aprendi com este livro, quando comparado com o da Osprey que me serviu de suporte ao que aqui escrevi vai para mais de dez anos, faz uma diferença abissal no que acabo por reter de essencial das caraterísticas daquela guerra. Na altura designei-a por esquecida, mas a expressão que melhor a designa será abafada. Guerra abafada pelas que se lhe sucederam, nomeadamente a Guerra do Golfo de 1990-91. Para além das 500 páginas do livro propriamente dito, há ainda umas 75 de anexos e detalhes, onde se pode descobrir, por exemplo, que Portugal facturou uns 760 milhões de dólares ao Irão, vendendo-lhe obuses e munições dos mais variados calibres (p. 560). Um pormenor que por cá se transformou no embrião de um escândalo, ainda hoje não muito bem explicado. Pierre Razoux é um historiador francês com uma obra vocacionada para os conflitos contemporâneos especialmente naquela região do Médio Oriente. (Atenção ao momento pedante à Nuno Rogeiro...) Conheço-lhe outras obras, a respeito da Guerra dos Seis Dias (1967), da do Yom Kippur (1973), ou da do Líbano de 2006. Neste livro em concreto, as suas simpatias pelo lado iraquiano e mesmo pela pessoa de Saddam Hussein são perceptiveis, algo tanto mais notável quanto a propaganda de guerra norte-americana veio a transformar o ditador iraquiano numa besta sanguinária irrecuperável depois de 1991. A descrição dos protagonistas do lado iraniano (Khomeini, Rafsanjani, Khamenei) é para ser tomada cum grano salis. Sobre o Irão existe melhor, mas duvido que o mesmo aconteça sobre o conflito propriamente dito.

2 comentários:

  1. Infelizmente o livro é caro, mas parece ultrapassar totalmente todas as obras já escritas sobre a guerra Irão-Iraque.

    ResponderEliminar
  2. Os livros franceses sobre estes temas costumam ser absurdamente caros quando comparados com os que são publicados em língua inglesa.

    Mas depois podem aparecer reeditados em "editions de poche" a preços absurdamente baratos, 25% do original.

    ResponderEliminar