10 maio 2008

A ALIANÇA POVO-ELITES

São raras, e por isso históricas, as ocasiões em que os membros das elites (ou os que se tomam por pertencentes a tal) se reúnem em comunhão com o verdadeiro povo português. Lembro-me, por exemplo, de Setembro e Outubro de 1974 (acima), quando alguns membros das classes mais abastadas possuidoras de terras em regiões vitivinícolas, com um cartão de militante do MDP/CDE novinho em folha, vieram participar com os seus trabalhadores na vindima daquele ano. Apesar de tudo, 1974 foi considerado um bom ano vinícola…
Parece-me que a edição de ontem do Jornal Nacional da TVI teve uma audiência onde se terá formado essa improvável aliança histórica, associando o povo genuíno e as nossas melhores elites intelectuais. O pretexto próximo para a atenção destas últimas terá sido o reaparecimento de Manuela Moura Guedes como apresentadora do Jornal Nacional, e a outra atracção suplementar de programa seria o reaparecimento em televisão desse aclamado fenómeno comunicacional que responde pelo nome de Vasco Pulido Valente.
Confesso que até mesmo eu, não me considerando pertencer nem ao povo genuíno nem às elites intelectuais, passei ontem em zapping pelo Jornal Nacional da TVI embora haja que confessar que a causa próxima tenha sido uma aposta sobre o formato das novas bochechas de Manuela Moura Guedes: de que forma é que elas se podem comparar com aquelas com que maquilharam o Jack Nicholson quando ele fez de Joker no filme Batman? Compare-se acima e abaixo, mas note-se que as bochechas da Manuela estão actualmente muito melhores
Hoje li num daqueles blogues de elite – cujo autor (obviamente) não vê TVI, mas contaram-lhe… – que o aparecimento de Vasco Pulido Valente, apesar de repetidamente alardeado durante todo o programa não se chegou a concretizar. E o autor do blogue (que não viu) parece-me manifestar o seu descontentamento em nome dos que viram… As elites não estão habituadas a estas trapaças populares de barraca de feira, onde as promessas sobre o fenómeno excedem a realidade. E vê-se assim o pobre Vasco reduzido a esta espécie de condição de mulher-barbada...

O meu especial agradecimento pela preciosa fotografia inicial (Revista Gente nº 50, de Outubro de 1974), retirada daqui.

2 comentários:

  1. De vez em quando venho aqui beber inspiração para uma ou outra divagação.
    Espero que me releve mais um atrevimento.

    ResponderEliminar
  2. Esteja à vontade, meu caro JRD.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.