09 maio 2008

60 ANOS NA TERRA SANTA

Relacionado com as evocações dos 60 anos da fundação do Estado de Israel e para ajudar a colocar a efeméride numa perspectiva menos ideológica, mais científica e mais substantiva do que estes dois exemplos, vale a pena dar uma leitura ao excelente livro acima de Steven Runciman, História das Cruzadas – Volume II, para recordar como em Abril de 1159, 60 anos depois da conquista de Jerusalém pelos cruzados, Manuel I Comnenus*, o grande Imperador Romano de Constantinopla, à frente de um grande exército e acompanhado de Balduíno III, Rei de Jerusalém, vinha tomar posse da cidade de Antioquia (na Síria actual). Intimidado e como gesto apaziguador, Nur ed-Din, o Soberano de Damasco, mandou libertar 6.000 prisioneiros cristãos que tinha na sua posse… Foi um momento de conforto e de consolidação do poder da Cristandade no Médio Oriente. Mas ninguém naquela altura imaginava que distavam apenas mais 28 anos para que a futura Batalha de Hattin tivesse lugar, na sequência da qual Saladino, o sucessor de Nur ed-Din, recuperou Jerusalém para a jurisdição do Islão (1187). Os israelitas e os simpatizantes da sua causa não se devem esquecer que naquelas paragens as vantagens tácticas costumam ser muito fluidas…

* Por curiosidade e coincidência, o Imperador Manuel I Comnenus (1118-1180) é praticamente contemporâneo do Rei Afonso Henriques (1109-1185) de Portugal.

4 comentários:

  1. Era suposto eu ter escrito: O que eu aprendo! [O ponto de exclamação não é de somenos importância!]
    :)

    ResponderEliminar
  2. Um agradecimento a si, Mariadosol, pelo comentário, e, por não ser de somenos importância, um outro agradecimento especial, também a si dirigido (naturalmente!) pelo ponto de exclamação.

    ResponderEliminar
  3. O ponto de exclamação aceita e agradece o agradecimento. Eu digo que não era necessário agradecer...[este espírito de Sexta-feira à noite, permite estes esbanjamentos!]
    :)

    ResponderEliminar