15 março 2020

O PRÍNCIPE, «UM PRIMO DO KAISER»

A edição de 15 de Março de 1930 do Diário de Lisboa dava um moderado destaque à chegada a Lisboa, vindo de um navio da América, o Vulcânia, do «príncipe Frederico Leopoldo da Prússia», «um primo do Kaiser», acompanhado do «barão Fritz Cerini», um criado e um «chauffeur». Haviam-se alojado no Avenida Palace. Era um bonito apontamento do nacional parolismo, que acolhia como importantes quem não tinha importância alguma. Não apenas o próprio Kaiser Guilherme II havia sido deposto em 1918, como este seu primo era um primo bem afastado, pertencente a um dos ramos júniores da casa real prussiana, que só ia entroncar no ramo principal na pessoa do rei Frederico Guilherme III da Prússia, que morrera em 1840, noventa anos antes da data da notícia*... Mais do que isso, sendo o mais novo de quatro filhos e aos 34 anos, o príncipe tornara-se num comerciante de arte de uma reputação muito controversa: ainda nos tempos da monarquia houvera um processo para o interditar, por andar a vender clandestinamente antiguidades pertencentes à família, e o regime do III Reich também não o apreciará particularmente: em 1940 condená-lo-á a uma pesada multa e chegará a prendê-lo no campo de concentração de Dachau em 1944. Também não contribui para a sua reputação, se considerarmos a moral daquela época, que o barão Cerrini (e não Cerini como o jornal escreve) parecesse ser algo mais do que apenas secretário de Frederico Leopoldo... - ele foi também multado em 1940 e acompanhou-o em Dachau. Aparentemente, à imprensa nacional faltava-lhe a experiência para saber distinguir, nestes casos, o trigo do joio, e embasbacava-se por bem pouco.

* A Frederico Guilherme III sucedera o filho, Frederico Guilherme IV, depois o irmão Guilherme I, depois o filho Frederico III, depois o filho Guilherme II.

Por curiosidade, chamo a atenção que a notícia ao lado da do príncipe alerta para os perigos de se contrair psitacose entre aqueles que convivessem com muita frequência com papagaios e catatuas. (Cautela com os papagaios e principalmente com as catatuas!) Felizmente hoje pode assistir-se aos programas de Marques Mendes ao Domingo ou ao telejornal de Sousa Tavares na Segunda-Feira ou ainda aos contínuos e concorrentes painéis televisivos para a discussão da(s)  bola arbitragens, e não corremos quaisquer riscos de saúde.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.