14 novembro 2014

O JURAMENTO DOS SS

Em 1938 o III Reich aproximava-se do fim do seu primeiro ciclo, os seis anos de paz (1933-39) a que se iriam seguir outros tantos anos de guerra (1939-45), que culminaria com a sua destruição. Diante do monumento mais simbólico de Munique (Feldherrnhalle) os mais fiéis entre todos os fiéis, os SS, prestam um juramento numa cerimónia nocturna iluminada por uma luz artificial... 
...que me remete para uma das cenas mais impressionantes de Salteadores da Arca Perdida, quando da cerimónia da abertura da Arca da Aliança. É só pura especulação minha a de sugerir que Steven Spielberg se possa ter inspirado nas cores, na iluminação, nos planos das fotografias acima para a cena abaixo, mas a semelhança, mesmo que casual, parece-me evidente.   

3 comentários:

  1. Este caso que refere talvez seja casual; mas há outros que definitivamente não. Hollywood adora inspirar-se, quando a situação o proporciona, no célebre "Triunfo da Vontade", de Leni Riefensthal. Já não mencionando a citação directa que dessa obra Kubrick faz em "A Laranja Mecânica", aqui ficam duas ligações que não deixam margens para grandes dúvidas quanto à sua fonte de inspiração original, uma de "O Gladiador", outra de "O Senhor dos Anéis":

    - https://www.youtube.com/watch?v=QqG6YhP7BUU

    - https://www.youtube.com/watch?v=BB-FtHBR84Y

    A talhe de foice, nada tendo a ver já com o III Reich, comparem-se ainda estas duas cenas, a primeira de "Path to Glory", do mesmo Kubrick; a segunda, também de "O Gladiador" (a partir de 1:32):

    - https://www.youtube.com/watch?v=gPtVNDvwGMo

    - https://www.youtube.com/watch?v=bLv58xOqCWo

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  2. Não me sinto muito confortável para debater algumas destas questões cinematográficas mas retenho a opinião que Leni Riefenstahl estabeleceu, em "O Triunfo da Vontade", o padrão de como se deve filmar uma grande manifestação colectiva quando se dispõe de uma riqueza de meios materiais que fora até então (1934) desconhecida. No total, Riefenstahl dispôs de 30 câmaras(!), muitas delas instaladas em "dollys" (dispositivos que as tornam movéis) e passou depois seis meses na montagem (o grande segredo do resultado final): as quase duas horas de documentário representam cerca de 3% de tudo o que foi filmado...

    Mas o padrão cinematográfico terá ficado estabelecido: quem assistir, por exemplo e do outro lado(?) do espectro político, às imagens da proclamação da República Popular da China em Outubro de 1949 por Mao Zedong, encontrará lá os mesmos traços de Riefenstahl

    https://www.youtube.com/watch?v=yUI3bfLnf5s

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  3. Riefensthal estabeleceu um outro padrão: o seu "Olympia" passou a ser o paradigma para a cobertura -cinematográfica, primeiro; televisa, depois - de todos os eventos desportivos em estádios. Por exemplo, foi ela que pela primeira vez usou a câmara móvel em carris que ainda hoje vemos ser utilizada nas transmissões de jogos de futebol.

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