04 novembro 2014

NONO ANO

A um comentário que deixei há dias num blogue amigo, onde a apresentação do que eu vim depois a descobrir tratar-se de um suporte para frangos se prestaria a comentários mais picarescos, veio-me a resposta que aqui pela blogosfera os comentadores se haviam comportado apropriadamente (é tudo gente muito decente), só no facebook – provavelmente por ser mais popular – é que chegara a haver ligeiras insinuações. É o reconhecimento de uma certa estratificação social numa sociedade que os gurus haviam previsto nivelada, e sintoma de que os blogues se tornaram em coisas algo diferentes do que eram quando eu fundei este Herdeiro de Aécio há precisamente nove anos. Hoje parece-me que já deixou de ser chic mostrar-se que se lê o que se escreve nestes espaços blogueiros.
Algumas estrelas reveladas por estes espaços foram entretanto recrutadas para outros. Para que se cumprisse a profecia da Time, quando nos escolheu a cada um de nós para personalidade do ano em 2006 por causa da nossa (colectiva) participação na era da informação, os suportes tiveram que se tornar mais amigos do utilizador, caso de um facebook profusamente mais ilustrado ou ainda de um twitter, para ideias ainda mais compactas. De uma certa forma comparo o blogue na era actual a uma forma de expressão na net que desempenha a mesma função daquelas formas de expressão artísticas que se terão deixado ultrapassar (como serão os casos da ópera ou da BD) mas que, mesmo assim, mantêm uma audiência que, não sendo substancial, é entendida e fiel.

12 comentários:

  1. Parabens pelo 9ºAno de Publicação.
    Acompanho-o, quotidianamente, há muito .
    Continue, por favor, com seus assertivos e pedagójicos textos.
    Melhores Cumprimentos
    Vitor

    ResponderEliminar
  2. Parabéns por nove anos de serviço público. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Nove fora? Nada! Aproveita-se TUDO!
    PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  4. Desde há 9 anos que todos os dias, com uma regularidade quase religiosa, é publicado pelo menos um post neste blogue. Não é fácil catalogá-lo e, a ter alguma linha editorial, é o rigor e a capacidade de tocar tantos assuntos, com um humor e um sarcasmos notáveis, um conhecimento e uma cultura invulgares. Sem dúvida é o melhor blogue que conheço. Muitos e muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Meu caro António

    Acho que assim o posso tratar após nos "conhecermos" há tanto tempo que não há nove anos.
    Habituei-me, desde que aqui vim aportar a, acompanhá-lo diariamente e, por vezes, trocar consigo algumas ideias.
    Tenho pena que a Sofia se tenha antecipado e, com a habitual clareza da sua escrita, disse aquilo a que me propunha.
    Obrigado por aqui estar.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Amigo Teixeira
    O 4 de Novembro tem há muito, para mim, um significado muito especial. Ainda que por motivos completamente diferentes, estou certo que, crescentemente, assumirá também para ti um momento de assinalável orgulho e realização.
    Nós, os leitores, agradecemos e já não dispensamos.
    Espero que nunca te faltem motivação e inspiração.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Os meus parabéns pela passagem do nono aniversário de um dos raros blogues que continuo a ter o prazer sempre renovado de visitar diariamente.

    ResponderEliminar
  8. Os meus agradecimentos a todos e particularmente a cada um dos sete comentadores precedentes. Algo descobri com a hora de publicação dos últimos dois (4:21 e 4:22 da manhã): este blogue parece suscitar o mesmo género de relacionamentos cúmplices que caracterizavam aqueles programas radiofónicos que entravam pela madrugada.

    ResponderEliminar
  9. A. Teixeira,
    Em primeiro lugar os meus parabéns pela tua persistência. Sei por experiência como é difícil alimentar estes nossos Tamagoshis. Acho interessante uma reflexão sobre os blogues e como o facebook, uma espécie de "blogue dos pobres", o vai progressivamente substituindo. O facebook dá menos trabalho e não exige qualquer forma de raciocínio. É imediato e de curta leitura. Descobri por exemplo que quase ninguém vai do facebook para o blogue, embora baste carregar no link. Isto já é muito trabalho.
    Continua. Um bj

    ResponderEliminar
  10. Eu gosto muito deste "fanzine" Obrigado, mais muitos anos

    ResponderEliminar
  11. Ainda não ouvira ninguém empregar essa designação a um blogue. E soa simpática. Obrigado jpt.

    ResponderEliminar
  12. Caro António
    Muitos parabéns por mais um aniversário do teu blog, que com muita ironia, humor e acutilância acompanha a actualidade nacional e internacional e também nos faz mergulhar em temas muito interessantes da História da Humanidade.
    Um abraço
    Pedro Cabral

    ResponderEliminar