17 novembro 2007

DO VIETNAME PARA A ÁFRICA PORTUGUESA (ANEXO 3)

Se, por um lado, os Estados Unidos eram a única sociedade verdadeiramente democrática das que estiveram envolvidas nos conflitos descritos nesta série de postes sobre a Guerra do Vietname e as Guerras de África, onde havia uma imprensa independente, também é verdade que cada uma das outras sociedades, mesmo sem liberdade, preferiu preservar as suas memórias de forma diferente, conforme a sua idiossincrasia.
Assim, se nos Estados Unidos se privilegiou a imagem – sobretudo a estática, como aqui se vê – nas outras sociedades, menos sofisticadas, parece ter sido a palavra escrita, declamada ou cantada o meio escolhido para a preservação da memória daquelas guerras. Na minha opinião, as Guerras de África, na perspectiva portuguesa, sintetizar-se-iam muito melhor numa canção como Menina dos Olhos Tristes…, do que com qualquer fotografia…
Mas, para os norte-americanos, a Guerra do Vietname parece poder-se sintetizar com o conjunto das cinco fotografias que aparece neste poste… Demonstrativo de como elas foram também instrumentos para a disputa política interna nos Estados Unidos é o facto de todas as fotografias serem posteriores a 1968, isto é, a partir do momento em que a continuação do envolvimento dos Estados Unidos no Vietname passou a ser contestada…
Já aqui demonstrei, nos dois postes precedentes sobre este mesmo assunto, como as fotografias de propaganda do bloco comunista eram encenadas, muitas vezes de forma grosseira, por vezes excessiva para produzirem efeitos junto das opiniões públicas dos países ocidentais. Mas também já demonstrei que pode acontecer que estas fotografias que fizeram história tenham, por sua vez, uma história que vai muito mais longe do que aquilo que elas mostram.
Também foi o que tentara fazer anteriormente num poste a respeito da fotografia da execução sumária que encima este poste, tirada em princípios de 1968, explicando o que acontecera previamente e que conduzira àquela situação. E surpreendi-me, ao escolher esta compilação, quanto as outras fotografias aqui expostas se lhe podem assemelhar na distorção entre aquilo que pretendem representar e o que se sabe actualmente que aconteceu…
De cima para baixo temos: a execução sumária de um guerrilheiro vietcong em 1968, a morte de um manifestante anti-Vietname na Universidade de Kent, nos Estados Unidos em 1970, uma criança queimada pelo napalm lançado de aviões em 1972, os blindados norte-vietnamitas invadindo o palácio presidencial em Saigão em 1975 e a evacuação dos refugiados por helicópteros a partir do terraço da embaixada norte-americana, também em Saigão e em 1975…

Há o ditado popular que afirma que uma imagem vale por 1.000 palavras… O que se pode descobrir, nesta série e como irei tentar demonstrar em postes posteriores, é que podem existir umas 50 palavras iniciais que podem condicionar o conteúdo do que pensamos serem as outras 950…

2 comentários:

  1. Excelente post. As fotografias deixaram de ser armas políticas por espelharem o real, sendo agora encenações políticas por escolherem o real que espelham.

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