13 novembro 2007

DO VIETNAME PARA A ÁFRICA PORTUGUESA (ANEXO 1)

A Guerra do Vietname terá sido dos conflitos que produziu algumas das fotografias mais simbólicas a seu respeito. Mas não é dessas fotografias famosas que este poste irá tratar. Aqui justapor-se-ão fotografias tiradas do lado dos insurrectos, quer no Vietname, quer nas guerras de África, mostrando como, no apogeu da Guerra-Fria, havia uma estética fotográfica comum por detrás de todos os movimentos de libertação nacional apoiados pelo bloco soviético.
As características semelhantes das guerras que esses movimentos travavam, se conseguem explicar parcialmente as semelhanças dos temas fotografados (neste caso, a colocação de minas), não o conseguem fazer quanto à semelhança dos planos escolhidos…
E mesmo tratando-se de culturas substancialmente diferentes (aqui trata-se de fotografias do Vietname, de Moçambique e da Guiné) …
… existem nas fotografias demasiados temas comuns (neste caso, as mulheres) para que isso possa ser considerado acidental.
Passados todos estes anos, pelos exemplares sobreviventes ainda se sente a diferença que as fotografias representavam para os dois lados em conflito…

Por um lado, ficaram as fotografias tiradas por amadores, para mais tarde recordar, por outro, as tiradas por profissionais com conteúdo informativo e/ou de propaganda…
Nos casos das fotografias aqui exibidas parece não haver grande diferença entre informação e propaganda. Afinal, Goebbels considerava que não havia diferença entre elas… e nos Partidos Comunistas também deviam considerar que a diferença não seria assim tão grande, tanto que as podiam arrumar numa mesma secção como as SIP (Secção de Informação e Propaganda) no caso do PCP...

Sem comentários:

Enviar um comentário