18 junho 2007

OS SPRINGBOKS E OS BAFANA BAFANA

A História da África do Sul não é para ser contada como um conto de fadas que terminou em 1994 com um final feliz. O ANC (Congresso Nacional Africano) tem recebido maiorias eleitorais esmagadoras (69,7% em 2004) mas a implementação das políticas de correcção das assimetrias da distribuição da riqueza tem sido vagarosa e cuidadosa, entre as aspirações das populações de maioria negra e os receios das outras comunidades.

Com quase 70% dos votos, o ANC parece mais ser um conglomerado multi-étnico das várias tribos negras (apenas os zulos escapam a essa lógica, votando no Inkhata – 7% dos votos) do que um partido político na verdadeira acepção da palavra. E se, por um lado, a tendência para que um partido assim tão predominante abafe a restante oposição política é enorme, por outro, o caminho para a aquisição de uma verdadeira identidade nacional é muito longo, como se pode ver pelo caso de duas selecções nacionais.
Futebol e râguebi são ambos desportos muito populares na África do Sul, embora a popularidade de cada um deles varie imensamente em função das comunidades. O râguebi (de que a África do Sul já foi campeã do Mundo) ainda é o desporto colectivo predominante e preferido entre os brancos, especialmente os de ascendência bóer* e os elementos da selecção nacional da modalidade (acima) são tradicionalmente conhecidos pela designação de springboks.
Menos tradicional, mas igualmente carismática é a designação escolhida para os membros da selecção nacional sul-africana de futebol, os bafana bafana, o desporto favorito da comunidade negra. E como se pode ver pela imagem acima, a composição da selecção parece ser o negativo dos seleccionados do râguebi… Exagerando (mas apenas um pouco), tanto é preciso andar à procura de uma tez mais escura na selecção de râguebi como de uma tez mais clara na selecção de futebol… Deseja-se, para bem da África do Sul, é que isso continue a ser apenas sinal de especialização e complementaridade…

* O alinhamento da selecção sul-africana no jogo deste fim-de-semana contra a Austrália (ganho por 22-19) foi o seguinte:
Montgomery; Willemse (Steyn, 60), Fourie, de Villiers, Pietersen; James, Pienaar; Steenkamp (BJ Botha, 67) Smit (capt, G Botha 9), BJ Botha (van der Linde, 60), B Botha (Muller, 63), Matfield, Burger, Smith (Rossouw, 57), Spies.
Entre os 21 nomes, há 14 que são de evidente ressonância africânder…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.