19 julho 2006

A COLMEIA

Deve ser como consequência dos recentes atentados em Bombaim que as autoridades indianas decidiram bloquear websites e blogues que contivessem determinados conteúdos políticos (presume-se que extremistas), conforme se pode ler nesta notícia do Financial Times (em inglês).

Já quase todos reconhecem que a Índia poderá vir a transformar-se, no futuro, numa das superpotências mundiais, conjuntamente com a China. Mas, contrariamente ao que se possa pensar e muitas vezes se admite, a Índia não é uma outra China, que o acaso fez arrancar mais tarde na senda do desenvolvimento económico.

O modelo indiano parece ser mais vagaroso quanto ao ritmo de crescimento económico do que o modelo chinês mas é socialmente muito mais consensual porque fundado num sistema de base democrática, com eleições livres e onde há rotatividade nos partidos e protagonistas que exercem o poder.

Sendo a Índia a tartaruga da corrida nos ritmos de crescimento económico, é de nos questionarmos se a lebre chinesa não terá de fazer um compasso de espera, para se reajustar socialmente às mudanças que o desenvolvimento económico lhe está a causar. Como na história original, apesar das aparências, o desfecho da corrida pode ser imprevisível.

Na meta, os dois modelos serão tão distintos quanto outrora o foram o soviético e o norte-americano na captação do interesse dos países que, na altura, venham a estar em fases intercalares do desenvolvimento. Por isso, talvez seja de considerar esta decisão agora tomada pelos indianos como um passo na direcção errada.

Usando uma daquelas metáforas milenares em que as civilizações asiáticas são pródigas, parece que as autoridades indianas andam a dançar perto de colmeias, irritando as abelhas, mas sem dali recolher mel. Milhares de bloggers e internautas indianos (as abelhas) devem estar furiosos com estes encerramentos.

Por outro lado, os resultados do encerramento (o mel) serão irrisórios porque, como muito bem explica o próprio artigo do jornal, os expedientes que poderão ser utilizados pelos furibundos autores, com a disposição agravada pela intervenção governamental, pode transformar a presente iniciativa num majestoso fiasco.

Mais um exemplo como a reacção a acontecimentos como grandes atentados terroristas podem muito facilmente, em qualquer lado e em qualquer civilização, desencadear medidas de carácter visivelmente totalitário. Normalmente de efeitos duvidosos...

Sem comentários:

Enviar um comentário