05 setembro 2018

O PRIMEIRO ENSAIO DO SISTEMA DE PICK UP AÉREO APLICADO A «PASSAGEIROS»


Uma das primeiras utilidades civis para a aviação fora o transporte de correio. Por exemplo, neste dia 5 de Setembro de 1918, há precisamente cem anos, inaugurava-se o serviço postal regular entre Nice, no Sul de França, Ajaccio, a capital da Córsega. Para os rentabilizar ainda mais, na década de 1920 inventou-se um elaborado e expedito sistema de recolha do correio que dispensava a aterragem do avião. Com a chegada da Segunda Guerra, houve a ideia de adaptar tal sistema à recolha de pilotos abatidos atrás das linhas inimigas. A ideia parecia mais fácil no papel do que concretizada. Por uma vez, os avanços técnicos da aviação viravam-se contra a sua exequibilidade: o aumento da potência dos motores e da velocidade das aeronaves tornava-se aqui um óbice. Os primeiros testes registaram uma aceleração de 17G, o que, irrelevante para uma carga, teria sido fatal para qualquer passageiro. Houve que estabelecer padrões muito estritos sobre a velocidade do avião quando da recolha. Por outro lado houve que reconfigurar os cabos com uma elasticidade que tornasse a aceleração pós captura suportável pelo organismo humano (7G).
Outro aspecto importante a ter de ser resolvido foi o de uma configuração segura do arnês que prendesse o passageiro: o primeiro ensaio realizado com um animal, uma ovelha, esta sobreviveu à aceleração, mas acabou morrendo estrangulada quando o arnês se torceu involuntariamente. Finalmente, foi a 5 de Setembro de 1943, há precisamente 75 anos que um voluntário, o tenente paraquedista Alex Doster realizou o primeiro embarque neste formato algo rebuscado. O aparelho escolhido foi um ronceiro Stinson, cuja velocidade máxima se quedaria pelos 200 km/h, mas, como acima se explicou, isso era até uma vantagem. O tenente Doster demorou um pouco menos de 3 minutos a chegar ao avião. O sistema acabou por se tornar operacional mas só veio a ser utilizado raramente, quando não havia qualquer outra solução alternativa. Posteriormente, o emprego disseminado do helicóptero tornou o âmbito da sua utilização ainda mais restrito. E no entanto, por volta de 1949, os autores de Buck Danny (Jean-Michel Charlier e Victor Hubinon) na aventura "A Vingança dos Filhos do Céu» fazem os seus heróis recorrer a ele para serem evacuados da China sob ocupação japonesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário