14 julho 2008

A OPERAÇÃO "IMPENSÁVEL"

Muito menos conhecida que a sua Cortina de Ferro, a Operação Impensável (Unthinkable) tem também a marca indelével da forma característica como o Primeiro-Ministro Winston Churchill sempre viu a repartição das esferas de influência na Europa no imediato pós-guerra. Tendo sido guardada em segredo durante décadas, a génese dos estudos para a Operação (acima) começaram nos últimos meses em que ainda se travava a Segunda Guerra Mundial na Europa e os planos foram concluídos e entregues a Churchill uns 15 dias depois da vitória sobre o III Reich, em 22 de Maio de 1945.
O objectivo principal confesso de tal Operação seria o de impor à Rússia a vontade dos Estados Unidos e do Império Britânico, numa eventual situação em que as três potências não chegassem a atingir um acordo satisfatório sobre otraçado das novas fronteiras das esferas de influência na Europa. Antes dos Estados Unidos começarem a transferir a maior parte das suas melhores unidades do exército para o Extremo Oriente, em preparação da invasão do Japão, os britânicos teriam que beneficiar da última oportunidade da sua presença para o processo negocial no tabuleiro europeu.
Além das razões mais intangíveis – nomeadamente a completa falta de motivação para um novo conflito, tão imediato ao término de outro – as realidades materiais das forças presentes no continente desaconselhavam a implementação de qualquer Operação ofensiva: a superioridade do exercito soviético (acima o QG em Berlim) era teoricamente muito clara, contando com 264 Divisões* (das quais 36 eram blindadas) contra as 103 Divisões ocidentais (23 blindadas)** das quais 2/3 eram norte-americanas. Além disso, a superioridade aérea dos ocidentais era questionável e a superioridade naval era esmagadora, mas pouco importante.
Sobretudo, o que incomodava o Comité de Chefes de Estado-Maior britânico (CSC - acima) era a impossibilidade de se elegerem objectivos tácticos cuja satisfação assegurasse o alcance do objectivo estratégico – como se poderia impor a Estaline a vontade das potências ocidentais? Em princípios de Junho de 1945, Alan Brooke, Cunningham e Portal haviam respondido a Churchill e este vira-se obrigado a desistir da ideia. E em Julho de 1945, durante a Conferência de Potsdam, os britânicos fizeram tudo o que puderam (diplomaticamente) para extrair um compromisso dos soviéticos quanto às eleições na Polónia...
Os soviéticos não cumpriram e Winston Churchill, entretanto afastado do poder em Julho de 1945, dedicou-se aos seus discursos

* Uma Divisão é a designação de uma unidade militar combinada, resultante da junção de outras unidades mais pequenas das várias armas (infantaria, artilharia, cavalaria, engenharia). O número dos seus efectivos é variável, entre os 10 a 20 mil.
** As Divisões blindadas, pela sua mobilidade e protecção, eram as unidades mais importantes, tanto no ataque como na defesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário