04 julho 2008

A TELENOVELA DAS ASSINATURAS

De acordo com o IMDB, Glória Menezes terá participado em quase meia centena de telenovelas desde há uns 45 anos atrás. Naquela escola de novela brasileira, de que escolhi Glória por ser uma das suas actrizes mais veteranas, a tarefa de composição das personagens não é muito exigente, antes assentando no reconhecimento prévio do espectador, habituado a reconhecer o actor ou actriz das novelas anteriores.
Para síntese e exemplo, podemos dizer que há novelas (muitas) em que aparece Glória Menezes a fazer de boa e há novelas (poucas) em que Glória Menezes aparece a fazer de má. E em todas elas, a expectativa é que Glória Menezes faça de Glória Menezes. Nós por cá temos uma relação semelhante na sua previsibilidade com o que se espera do comportamento dos representantes do movimento sindical à mesa das negociações.

Há o que lá está para assinar os Acordos de Concertação Social...

E o que lá vai para mostrar que nunca se assina coisa nenhuma...

3 comentários:

  1. Por outras palavras, diria eu, há quem se confunda com o adversário e quem não se confunda nem deixe confundir. O resto é ficção.

    ResponderEliminar
  2. António, se acredita que seja real que exista uma organização que se senta de boa fé a uma mesa de negociações e que há 25 anos - que me lembre... - ali não chegue a nenhum acordo é porque é um homem de fé!

    Parabéns!

    ResponderEliminar