15 julho 2008

MIGUEL SERVETO - UM ESQUECIMENTO CONSENSUAL

Miguel Serveto foi um cientista e teólogo seiscentista (1511-1553) de origem aragonesa relativamente desconhecido. Todavia, vale a pena conhecer, ainda que resumidamente, a história da sua vida. Os seus interesses intelectuais eram variadíssimos, estendendo-se pela astronomia, meteorologia, geografia, matemática, farmacologia, anatomia e teologia. A penúltima trar-lhe-ia a fama póstuma de ter sido o primeiro ocidental a descrever a pequena circulação – embora a descrição tivesse aparecido num tratado de teologia… Quanto ao gosto por esta última disciplina custar-lhe-ia a vida.

Numa época em que Reformistas e Contra-Reformistas se defrontavam ideológica e militarmente por toda a Europa, Miguel Serveto foi um daqueles infelizes que resolve escolher uma terceira via, resultado dos seus próprios estudos bíblicos. No seu tratado De Trinitatis erroribus (sobre os erros da Trindade), que até pode ser considerada uma obra arrojada da juventude (foi publicada em 1531, quando o autor tinha 20 anos), Miguel Serveto acaba por elaborar uma doutrina anti-trinitária que consegue desagradar a todas as grandes correntes político-religiosas em confronto.

Preso pela Inquisição em França, consegue fugir, mas não consegue evitar a condenação da sua pessoa e das suas teses pela Igreja Católica. Os seus livros e uma efígie sua vêm a ser queimados numa cerimónia pública. Refugiado em Genebra (Suíça), que era então um importante bastião protestante (calvinista), acabou por ser também ali julgado por heresia e foram os representantes dessa confissão os responsáveis pelo julgamento e pela execução na fogueira de Miguel Serveto. Hoje, dir-se-ia que à sua volta se gerou um certo consenso, e é esse consenso que faz dele, hoje, figura desconhecida…

3 comentários:

  1. Ontem como hoje, são mesmo as figuras "não engajadas", que causam mais incómodo, mesmo que a isso se chame "consenso"

    ResponderEliminar
  2. Este e o que mais se aproximou da verdade, realmente a trindade nao existe. nao ha tres no Ceu. So existe um deus unico e verdadeiro seu nome e JESUS CRISTO. 1JOAO5:20.

    ResponderEliminar
  3. Este e o que mais se aproximou da verdade, realmente a trindade nao existe. nao ha tres no Ceu. So existe um deus unico e verdadeiro seu nome e JESUS CRISTO. 1JOAO5:20.

    ResponderEliminar