05 abril 2008

LIÇÕES AO ZIMBABUÉ

Havemos de concordar que o líder da oposição zimbabueana Morgan Tsvangirai (acima) não é propriamente nem bonito nem fotogénico mas a combinação das forças de segurança e dos serviços hospitalares do seu país arranjaram-lhe aqui há um ano atrás uma maquilhagem no seu visual que era tão radical que deu oportunidade a que se tirassem umas fotografias suas (abaixo) que vieram a ser quase tão disputadas como as da Gisele Bündchen…
Para a pergunta por mim aqui levantada há uma semana atrásSerá ainda possível (que no Zimbabué haja) uma transição política pacífica baseada nos resultados de um acto eleitoral? – é que não me parece que haja retoques de cosmética que escondam que o que se vai passar a seguir vai ser feio. Os últimos acontecimentos demonstram que, depois de uma semana de contagens, a credibilidade no voto popular anda muito por baixo…
Por falar em voto popular e da disputada necessidade de uma segunda volta para as eleições presidenciais (que é pretendida por Robert Mugabe e negada por Morgan Tsvangirai), haverá ainda por aí quem se lembre que o tal voto popular nunca legitimou devidamente o cargo de José Eduardo dos Santos hoje ocupa? Salve-se a constatação que José Eduardo dos Santos (acima) é bem mais fotogénico que os dois líderes zimbabueanos.

1 comentário:

  1. De facto, há líderes que têm uma pose (fotogenia) aristocrática, outros autocrática e outros não têm nada, nem sequer pose.

    ResponderEliminar