21 abril 2008

A FOTOGRAFIA DA MINISTRA DA DEFESA

Presidente do Governo: José Luis Rodríguez Zapatero
Vice-Presidente e Ministra da Presidência: María Teresa Fernández de la Veja
Vice-Presidente e Ministro da Economia e Fazenda: Pedro Solbes Mira
Ministro dos Assuntos Exteriores e Cooperação: Miguel Ángel Moratinos Cuyaubé
Ministro da Justiça: Mariano Fernandéz Bermejo
Ministra da Defesa: Carme Chacón Piqueras
Ministro do Interior: Alfredo Pérez Rubalcaba
Ministra do Fomento: Magdalena Alvarez Arza
Ministra da Educação e Ciência: Mercedes Cabrera Calvo-Sotelo
Ministro do Trabalho e Imigração: Celestino Corbacho Chavez
Ministro da Indústria, Turismo e Comércio: Miguel Sebastián Gascón
Ministra do Meio Ambiente, Meio Rural e Marinho: Elena Espinosa Mangana
Ministra das Administrações Públicas: Elena Salgado Méndez
Ministro da Cultura: César Antonio Molina Sánchez
Ministro da Saúde e Consumo: Bernat Soria Escoms
Ministra da Habitação: Beatriz Corredor Sierra
Ministra da Ciência e Inovação: Cristina Garmendia Mendizábal
Ministra da Igualdade: Bibiana Aído Almagro
Este é o elenco do actual governo espanhol seguindo escrupulosamente a hierarquia com que é apresentada no site oficial da Presidência do Governo. Entre os 18 nomes, há 9 homens e 9 mulheres. Esse rigoroso equilíbrio (tão propagandeado…) entre sexos na composição governamental torna-se muito mais duvidoso quando se vêem as pastas que foram atribuídas a uns e outras. Já se sabe que os ministérios nem teoricamente são todos iguais: há uns mais iguais que outros e se o orçamento atribuído a cada um for uma medida dessa igualdade é nítido como na lista acima uma hipotética adição dos orçamentos dos ministérios em que o titular é masculino (a começar pelo da Economia e Finanças…) superaria a soma resultante do agrupamento dos ministérios das suas colegas (a terminar no da Igualdade…).
Depois, há a fotografia acima que tem feito o encanto da esquerda folclórica, o da Ministra (da Defesa) espanhola, Carme Chacón, grávida e com roupa a condizer, a passar revista às tropas. A fotografia é indiscutivelmente simbólica, mas disso não passa. O que já cheguei a ler aqui na blogosfera sobre a fotografia é que se torna quase doloroso, tal é a superficialidade… É que o mundo da igualdade entre sexos tem que ser analisado muito para além das imagens… A França teve durante cinco anos (2002-2007) uma Ministra da Defesa, chamada Michèle Alliot-Marie (abaixo - ela é actualmente a Ministra do Interior e do Ultramar…), sem que se tenha notado que Daniel Oliveira ou Ana Gomes se tivessem posto aos pulos de alegria por esse facto… Terá sido porque não lhe deu para engravidar durante o período que ocupou o cargo?
Pessoalmente, considero que não será controverso antecipar que uma gravidez irá provocar uma ausência prolongada no desempenho de qualquer cargo, ministerial ou outro, na pasta da Defesa ou em outra qualquer… É um factor a considerar na nomeação de uma titular, designadamente em cargos de carácter político… Que a ostentação disso seja razão para Ana Gomes elogiar Zapatero nem me merece qualquer comentário…Tanto a Finlândia (Tarja Halonen) como o Chile (Michelle Bachelet) têm presidentes que são mulheres. Mas é só nisso que são iguais; dispenso-me de explicar as diferenças do papel da mulher na sociedade e na política dos dois países. Quem se empolga assim com minudências produzidas para propaganda, legitima a atitude daquelas corporações norte-americanas que não são sexistas nem racistas: têm uma Vice-Presidente preta…

Nota Final: Reparem que fiz como Zapatero: também tive o cuidado de equilibrar os sexos entre as referências a autores de trivialidades sobre este assunto (Ana Gomes e Daniel Oliveira)...

5 comentários:

  1. A imagem da ministra passando revista Às ropas é terna, mas não me parece que seja disso que o seu cargo precisa. E, como lembrou no post, terá de se ausentar quando tiver a criança. Se rebentar alguma crise grave, tem de ser algum secretário de estado a substituí-la?

    ResponderEliminar
  2. O tema tem sido glosado em diversos blogues, com maior ou menor interesse.
    Mas foi aqui que me inspirei para, também eu, dizer das minhas.

    ResponderEliminar
  3. Engravidar? Ora aí está um risco que Paulo Portas não correu(enquanto ministro da Defesa) nem corre agora que anda ao ataque, atrás da quimera de bater Sócrates sozinho.

    ResponderEliminar
  4. Isto é a Espanha moderna , igualdade entre os sexos.

    ResponderEliminar
  5. João Pedro, o que me surpreende nisto tudo é que depois de parlamentos preenchidos com quotas temos agora governos preenchidos com quotas.
    Ora eu supunha que a competência e o mérito não teriam quotas...

    JRD, disse e disse bem, está bem di...zido

    Carteiro, mesmo sem o charme da Carme, as fatiotas do Paulo não o deixavam ficar mal...
    O problema para a imagem dele - como de resto parece acontecer com quem não tenha aprendido ordem unida, como Nuno Severiano Teixeira - era não saber ficar em sentido nas fotografias com porte militar, com "cagança"!

    Alfacinha, isto é uma Espanha muito antiga, a Espanha das aparências e do "faz de conta". Aquilo não é a igualdade entre os sexos, é o desprestígio da função ministerial pela criação de mais algumas pastas ministeriais por razões de "cosmética"...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.