27 abril 2008

SURPRESAS AGRADÁVEIS

É simpático constatar como a programação televisiva diversificada de um Sábado à noite ainda é capaz de nos vir a surpreender agradavelmente, como aconteceu ontem à noite, com uma série televisiva antiga da BBC (datada de 1999) que se intitula Warriors.
Trata-se da história pessoal de alguns militares britânicos que, a partir de 1992, foram destacados para a antiga Jugoslávia como Capacetes Azuis da ONU. O excelente trabalho da câmara acaba por criar no espectador uma empatia com as suas frustrações ao tornarem-se testemunhas impotentes dos massacres e das limpezas étnicas que ali tiveram lugar.
Se por diversas vezes já aqui alertei que os militares, em geral, não são preparados para desempenhar funções policiais, a série também levanta claramente muitas dúvidas que aqueles militares (apesar de serem profissionais) tivessem sido preparados e tivessem alguma utilidade naquelas funções e naquelas circunstâncias, como forças de interposição…
Resta adicionar que esta magnífica (mas pesada) série sobre guerra passou à 1 da manhã e no improvável canal SIC Mulher, precedendo o Dr. Phil… Se alguém quiser arriscar uma explicação para a compatibilidade da série com a lógica do resto da grelha de programação do canal, a caixa de comentários está à sua disposição...

1 comentário:

  1. Trata-se de uma excelente série.
    Os critérios de programação obedecem aos desígnios do canal, que não me parece ser muito "criterioso" no preenchimento da sua programação nonstop.
    Talvez a Sic mulher, ela mesmo, tenha de ir ao programa da Oprah Winfrey, para se enxergar.

    Não disse nada de substancial, pois não? Mas o que há para dizer?!...
    Boa semana

    ResponderEliminar