08 abril 2008

QUANDO SER-SE EFICIENTE É UMA MERDA…

A ASAE não inventa regulamentos, simplesmente aplica com especial entusiasmo alguns dos milhares de regulamentos aprovados pelos nossos governos.

Helena Matos, Público de 8/04/07 (p.43)

Retirando a distorção evidente da expressão especial entusiasmo e esquecendo a simplificação excessiva de atribuir a aprovação de regulamentos apenas ao governo, eu até poderia subscrever por completo a frase acima de Helena Matos.

Pena não poder fazê-lo ao resto do seu texto. Mas aquele entusiasmo especial que Helena Matos cinicamente ali insere referindo-se à ASAE é um verdadeiro compêndio dos limites que podem atingir o nosso facciosismo nacional:

Através dele, ficamos a saber que a competência de um organismo fiscalizador nem sempre é válida; depende do que ele fiscalize. Fica implícito que, a um eficiente, mas que não concordemos com algumas das suas actividades, é preferível um outro, medíocre, cujas actividades não entusiasmem, nem provoquem entusiasmo...

Os colunistas de jornal em geral não se obrigaram a contratos estritos de coerência, mas também não convém, como neste caso, abusar das contradições com prosas publicadas anteriormente: para quem já li zurzindo, noutras circunstâncias, na nossa tolerância colectiva pela mediocridade… Helena Matos dá ali mostras de um entusiasmo especial com a coerência.

3 comentários:

  1. A "simpática" EMEL anda positivamente desvairada a multar a torto e a (pretenso) direito na zona das Amoreiras.
    A sanha é terrível e aparentemente legal.
    Só que em Lisboa há incontáveis ruas, praças e pracetas com carros mal estacionadas, em cima dos passeios, etc.
    Mas a EMEL não vê, não sabe, não vai lá.
    Porquê então nas Amoreiras?
    Talvez porque há vários parques de estacionamento cujos donos, coitados, precisam de ganhar para a bucha.
    Por isso, eu acho que nem tudo o que é legal é justo, coerente e executado de boa fé.
    Cá pra mim, a EMEL multa que se farta na zona das Amoreiras e fá-lo com especial entusiasmo...

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  2. Carteiro, eu percebo o problema que apresenta, não percebo é qual a sua sugestão para o resolver:

    - A tradicional nacional: a EMEL não multa ninguém!

    - A que torna a EMEL igual à ASAE: a EMEL multa todos!

    - A absurda "à João Miranda": a EMEL, para compensar, passa a multar todos excepto a zona das Amoreiras.

    Se é assim tão seguro que a EMEL não multa longe das Amoreiras porque não deixa o carro longe das Amoreiras e aproveita para dar uma volta a pé, que sempre faz bem à saúde?

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  3. Há demasiados carros em Lisboa, é um facto.
    Correcto seria multar aqueles que, ostensivamente, incomodam os peões e perturbam o trânsito.
    Incorrecto e revoltante é a caça à multa que não visa melhorar a circulação nem desimpedir os passeios.
    A minha sugestão, utópica e pateta, é que seja contemplado o interesse geral, não o dos cofres da EMEL.
    PS: Nem todos os que tentam estacionar na zona das Amoreiras são "turistas". Há quem lá more e se veja multado devido ao tal "especial entusiasmos"...

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