10 abril 2008

A DISPUTA DO RIO USSURI

Há 39 anos atrás, cada margem do Rio Ussuri tinha uma interpretação diferente do que era o marxismo-leninismo e um empenho enorme em mostrar que a sua interpretação era melhor que a do seu vizinho. O Rio Ussuri é um dos rios asiáticos do Extremo Oriente, corre de Sul para Norte, tem cerca de 900 Km de extensão, é um afluente da margem direita do Rio Amur, e os dois (veja-se o mapa abaixo) representavam na sua quase totalidade a fronteira sino-soviética naquelas paragens.
Em princípios de Março de 1969, a propósito de uma pequena ilha desse Rio Ussuri (que ainda estava gelado por aquela altura do ano), e que era designada por Damansky pelos russos e por Zhenbao pelos chineses, desencadeou-se um incidente militar que rapidamente progrediu em escalada e veio a causar dezenas de baixas a ambos os lados, de onde, presumivelmente, dada a evolução que o assunto depois veio a ter, os soviéticos devem ter levado militarmente a melhor.
Apesar do tempo o ter tornado um pouco mais claro, ainda hoje as origens daquele incidente – que agora se sabe ter sido desencadeado pelo lado chinês – permanece controversa quanto aos objectivos por eles pretendidos: estava-se em plena Revolução Cultural, e uma das hipóteses mais prováveis é a de que aquele incidente tivesse servido para valorizar internamente o papel do ELP. De facto, o 9º Congresso do PCC (Abril de 1969) confirmou Lin Biao, Ministro da Defesa, como o sucessor de Mao (abaixo).
É uma história engraçada, mas não a vou contar toda, porque ela apenas me surgiu ao me deparar com a militância que o Avante tem mostrado de há uns anos para cá nos artigos em defesa das posições chinesas. E assim como o Baptista Bastos de Herman José perguntava à esquerda e à direita onde é que os seus convidados estavam no 25 de Abril, dá vontade de perguntar a quem escreve aqueles artigos (e muitos deles terão idade para responder) em que lado da ampla disputa sino-soviética se situavam eles há 39 anos atrás…

Acrónimos:
ELP – Exército de Libertação Popular (Exército Chinês)
PCC – Partido Comunista Chinês

2 comentários:

  1. Então é este o famoso rio "Amour", tão utilizado nas palavras cruzadas gaulesas!
    Nunca tinha imaginado encontrar num "post" a resposta a "fleuve jaune"...
    Quanto aos rapazes de há 39 anos, estavam, certamente do lado da URSS e agora só defendem a China porque já não há mais nada para defender.

    Perdão: podem, ainda, defender Cuba ou a Coreia do Norte mas, pelo que se adivinha, não vai ser por muito tempo.

    ResponderEliminar
  2. Na verdade as alianças ou simples apoios de conjuntura, são sempre dificeis de compreender.
    Aqui, na China e na América.

    ResponderEliminar