31 janeiro 2008

GIULIANI FLOP

O vencedor da competição do Salto em Altura nas competições de Atletismo dos Jogos Olímpicos de 1968, no México, surpreendeu igualmente espectadores e especialistas, ao utilizar uma técnica de salto desconhecida até então, apresentando-se de costas para a fasquia quando a transpunha. O estilo teve tanto sucesso, que hoje é utilizado por todos os atletas daquela especialidade e ficou com o nome do atleta que o inventou: Fosbury Flop.
40 anos depois, num acontecimento de dimensão mais restrita, mas igualmente muito mediatizado, um candidato à nomeação pelo seu partido como concorrente à disputa presidencial nos Estados Unidos, também resolveu surpreender espectadores e especialistas ao prescindir de concorrer, apesar da sua grande popularidade, às disputas preliminares para a eleição de delegados para a disputa daquela nomeação. Apareceria mais tarde…
A surpresa correu de tal maneira que o processo também se arrisca a ficar nos anais da história, neste caso da gestão das candidaturas presidenciais norte-americanas e da ciência política em geral, com um nome muito semelhante ao do estilo de salto mencionado mais acima, agora referido ao candidato em causa: Giuliani Flop. O sentido da palavra Flop é que é completamente distinto de um caso para outro*

* Em inglês a palavra flop tanto pode ter o sentido de salto (o primeiro significado), como o equivalente ao da palavra estouro em português (o segundo significado).

3 comentários:

  1. No fundo, o nosso Giuliani calculou mal o tempo e o modo de saltar, acabando por passar sob a fasquia.

    Ou seja, fez que ia, mas não foi...

    ResponderEliminar
  2. Ele sempre lá foi, só que falhou com estrondo - ou seja, metáfora por metáfora, prefiro a de dizer que caiu em cima da fasquia...

    ResponderEliminar
  3. A queda das Torres foi um acontecimento terrível.
    O Giuliani limitou-se a cair mal e pelos vistos de costas.
    As eleições chegaram com atraso e a recuperação de NY já era...

    ResponderEliminar