Como é cada vez mais frequente que um norte-americano tenha ascendentes de várias proveniências e como os resultados da classificação resultaram de questionários, onde os interrogados indicaram a sua ascendência, a distribuição tendeu a inflacionar as etnias com mais valia social (britânica ou irlandesa ou alemã) em detrimento das que são subvalorizados (a africana, a índia nativa ou a mexicana). Não fosse ela a dizê-lo, por exemplo, e ninguém adivinharia que Kim Bassinger (acima) tinha uma avó Cherokee…
Mas foi aquele censo de 1980 nos Estados Unidos o primeiro a destapar a tampa de uma outra panela, ao inserir pela primeira vez a questão de saber se o inquirido era ou possuía ascendência hispânica ou latina. O resultado, ao atingir os 6,5% da população, foi uma surpresa. Afinal, os casos de estrelas de cinema que preferiram anglicizar os seus nomes como Rita Hayworth (acima, chamava-se Margarita Cansino) ou como Martin Sheen (o seu verdadeiro nome é Ramón Estévez) eram apenas a ponta visível de um enorme iceberg.
… a não ser que se chame isso à publicidade ao facto de que Obama ter nomeado a primeira hispânica para o cargo de Juíza do Supremo Tribunal de Justiça. Nesse mundo de espectáculo e de faz-de-conta parece que tudo continua como dantes, como podemos ver numa série como CSI Miami, uma cidade que continha já em 2000 uma ampla maioria (⅔ ) de população de origem hispânica, mas onde o tenente Horatio Caine (David Caruso) consegue viver todas as suas aventuras, arranhando muito de quando em vez o idioma castelhano(2)…
(1) Como a conclusão, que se pode extrair daquele gráfico, que em 1980 haveria nos Estados Unidos 40 milhões de pessoas de ascendência predominantemente irlandesa contra apenas 8 milhões de ascendência predominantemente mexicana.
(2) É irónico que a banda sonora de introdução da série seja uma composição dos The Who intitulada Won´t Get Fooled Again (Não serei novamente enganado). No aspecto sociológico da Miami que ali é retratada, pelo que ficou descrito acima, o espectador é repetidamente enganado a cada episódio que passa.




































