Vários factores concorrem para que eu goste de Carlos Queirós: em primeiro lugar porque é meu conterrâneo, depois porque parece ser bom naquilo que faz ao mesmo tempo que é extremamente sóbrio na forma como o assume e, finalmente, porque tem a invejável capacidade de, sendo um alvo incontornável dos jornalistas da informação dita desportiva, lhes responder com uma atitude de paciente indiferença. É vê-lo a falar, imperturbável diante da chusma dos imbecis do microfone, debitando um monólogo sobre o tema quente daquela altura sem que dali nada saia que se possa aproveitar para manchete de jornal…
Ainda na Terça-Feira desta semana, o editorial do Público, assinado por José Manuel Fernandes, chamava a atenção para duas espectaculares manifestações desportivas que tinham tido lugar no Domingo anterior (a Final do Torneio de Ténis de Wimbledon e o Grande Prémio de Fórmula 1 disputado em Silverstone, Inglaterra), e comparava-as com o conteúdo das primeiras páginas dos 3 jornais desportivos (A Bola, Record e O Jogo) de Segunda-Feira que evidentemente reservaram ainda todas as manchetes para o tema da peixeirada do Conselho de Justiça que acontecera na Sexta-Feira anterior…
Naquilo em que o tal jornalismo desportivo português é inultrapassável, no detalhe dos acontecimentos acessórios, parece confirmar-se que o grande problema associado ao facto de Carlos Queirós vir a assumir o cargo de seleccionador nacional parece ser o do seu principesco ordenado… Mesquinhos, incompetentes e desonestos, a confraria dos amigos de Queirós esqueceram-se de comparar os alegados € 1,5 Milhões anuais que irá receber, não só com o que Scolari já ganhava (sensivelmente o mesmo), mas também com o valor da proposta de renovação que Madail terá feito a este último*…* Segundo estes dados, os três treinadores mais bem pagos actualmente (em milhões de € por ano) são José Mourinho (8,75 - Inter), Luís Filipe Scolari (6,9 – Chelsea ) e Arséne Wenger (5,6 – Arsenal).
Eu "sabia"... tinha de haver alguma coisa mais a "ligar-me" a este blog! :)
ResponderEliminarEu também gosto do Carlos Queirós! Não só por algumas coisas que diz, mas também por muitas outras que a seu tempo aparecerão!
:)))))
afinal é de nampula? UM blog macua?
ResponderEliminar(belo post)
Penso que apesar de tudo Mourinho está algo a mais neste post. É um treinador muito competente, mesmo que como pessoa seja um idiota.
ResponderEliminarQuanto às comparações de JM.Fernandes valem exactamente o mesmo que JM Fernandes vale:nada.
Do ponto de vista futebolístico agrada-me Queiroz pela simples razão que finalmente após 14 anos ir-se-á ter um treinador que de facto irá treinar e criar um modelo de jogo onde as pessoas tenham uma ideia do que andam a fazer.
Por oposição aos modelos de jogo baseados em santas no Balneário e murros em sérvios, ou dos modelos alhos cabalísticos no balneário e outras invenções cientificas do mesmo tipo.
Quanto à questão do ordenado apesar de ser obscenamente alto, é um ordenado mais bem pago a Queiroz, especialmente porque se irá conseguir ver trabalho, coisa que com o seu antecessor não se viu.
Portanto agora irá pagar-se uma quantia por alguém que trabalha, por oposição a quem esteve cá 6 anos a fingir que fazia alguma coisa.
Portanto esta mudança é boa.
Dissidente - x
Pelo menos, JPT, se não posso garantir que o blogue seja macua, o autor é de Nampula, nascido no tempo em que o macua era o segundo idioma mais falado (a seguir ao português) no Portugal Continental, Insular e Províncias Ultramarinas de então.
ResponderEliminarO meu pai era um - não sei se a transcrição estará correcta -mkunha murrupáli.
Suponho, JPT, que o macua se mantenha o idioma materno mais falado em Moçambique, não?
Em rigor, Maria do Sol, lembro-me de uma ocasião em que vi Carlos Queirós possesso: em 93 ou 94, depois do jogo Itália x Portugal que ditou a nossa eliminação, onde disse das estruturas da FPF aquilo que Maomé não disse do toucinho...
ResponderEliminarRepare Dissidente que o poste tem o título de "Carlos Queirós" mas trata sobretudo da "fauna" que gravita à volta do futebol à procura de assunto... e que não gosta dele.
A eles e em rigor, não interessa nada a competência de Mourinho desde que ele lhes dê assunto... e dá. Tanto que até provoca ciúmes em Santana Lopes.
o macua é a língua mais falada aqui, presumivelmente mais do que os 10 milhões que aí estamos, já. Zambézia, Cabo Delgado, Niassa e, claro, Nampula (também a província de maior crescimento)
ResponderEliminarE claro, percebe-se agora que aqui é ablog murrupáli (a grafia muda muito consoante as regiões e variantes, eu habituei-me a dizer a escrever olupale (variante meto, de cabo delgado))
Quando Queirós estava no Real Madrid deu cá uma entrevista (vem cá muito, família, amigos e negócios). O Título de primeira página era "o macua galáctico". Uma simpatia