08 janeiro 2008

O QUE FAZER A UM PRESIDENTE QUE NÃO TEM PRÉSTIMO

Recebi como prenda de Natal a 1ª Página do Diário de Notícias do dia do meu nascimento. Nela, o destaque vai para a cobertura à visita que o Presidente da República está a acabar de efectuar à Madeira. Vale a pena o detalhe. Entre outras preciosidades, no seu último discurso, o Chefe de Estado dizia que partia com a certeza de que para os habitantes daquelas ilhas a Pátria e os seus direitos não podiam ser discutidos. Tempos de pompa e trivialidades, ainda faltavam algumas décadas para aparecerem os calotes financeiros do Alberto João Jardim para se discutirem pátrias…
A agenda do presidente não parece ter sido muito carregada, e a redacção da notícia ressente-se disso, com o detalhe da visita ao Grémio das Indústrias dos Bordados da Madeira e a escrupulosa e fastidiosa descrição da composição da mesa de honra do banquete oferecido pelo Chefe de Estado. E porque Américo Tomás era almirante e marinheiro militante o regresso fez-se de barco (também é verdade que ainda não existia o aeroporto do Funchal…), demorando a viagem entre o Funchal e Lisboa, a bagatela de 31 horas!

Depois, regressemos ao presente e ficamos a saber que no seu último ano no cargo, o presidente Bush deverá sair da América como nunca fez até agora. Há uma visita ao Médio Oriente já em Janeiro, outra a África em Fevereiro, à Europa em Abril, ao Japão em Julho, vai aos Jogos Olímpicos de Pequim em Agosto. Se calhar, até podia ir de barco… A piada da notícia é que, segundo o que alguns analistas afirmam, passar mais tempo no estrangeiro servirá para compensação da actual baixa popularidade doméstica de George Bush…

Doméstica? Até ver, só os albaneses parecem gostar dele e mesmo assim já lhe gamaram o relógio…

2 comentários:

  1. Parabéns. Tens um Pai Natal cheio de originalidade.
    Que presente espectacular!
    Beijinhos e um bom 2008

    ResponderEliminar
  2. Não me diga que se esqueceu dos nossos "Albaneses": O Delgado, a Matos, o Rato, JM Fernandes, o Rogeiro, etc.. Enfim, davam para encher um avião para Pristina

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.