16 agosto 2014

«THE SPEECH»


Londres, Câmara dos Comuns, 20 de Novembro de 1990. Depois de dois dias antes ter falhado uma vitória clara numa eleição entre os deputados conservadores, Margaret Thatcher anunciara ao princípio do dia que se iria demitir do cargo de primeira-ministra, enquanto a oposição aproveitara as divisões entre as hostes conservadores para apresentar uma moção de censura. Aquele que seria o último grande discurso de Thatcher nos Comuns é aqui recuperado neste pequeno extrato, numa ocasião em que o deputado liberal Alan Beith lhe pergunta se ela tenciona continuar a sua luta pessoal contra a moeda única e um banco central europeu depois de abandonar o cargo. Num aparte que gera gargalhadas por toda a câmara, o deputado trabalhista Dennis Skinner anuncia que o que ela vai ser mesmo é a futura governadora desse banco europeu...

A resposta de Thatcher, além de ironizar com o dichote (Que grande ideia! Nem tinha pensado nisso.) é uma diatribe – que hoje se revela quase profética – contra o perigo de nesse processo se alienar a soberania dos países membros transferindo-a para uma estrutura federal através de formas indirectas e não sufragadas com mecanismos como a moeda única, uma política monetária, taxas de juro comuns. (A moeda única é uma Europa federal dissimulada). Mas o que torna a passagem do discurso verdadeiramente memorável é a forma como a remata, de uma forma que, mais do que hipócrita, é uma dissimulação tipicamente feminina contrastante no mundo dominado por homens como são os Comuns, um trejeito desafiador cobrindo um coração que se sabe destroçado pelas manobras de bastidores: Mas onde é que nós íamos? Estou mesmo a gostar disto!

Entre os comuns pedidos de Ordem! que o speaker Bernard Weatherill emite e que são mais ou menos acatados, há ainda um deputado, não apenas da bancada de Margaret Thatcher mas dos seusMichael Carttiss – que lança um aparte e um desafio para que ela resista aos adversários: Bem podia limpar o chão com essa malta! – referindo-se à guerra civil que se desencadeara na bancada tory. Mas, depois de ter estado mais de dez anos no poder, a atitude entre as grandes figuras do partido era já outra como se percebe pela circunspecção dos potenciais sucessores de Thatcher sentados na primeira fila junto à primeira-ministra, entre os quais o mais fácil de identificar é John Major, que lhe viria a suceder dali por uma semana. Nunca fui apreciador de Thatcher durante o tempo em que esteve activa, mas estas imagens já são outra coisa, já são História.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.