28 agosto 2014

COMO SE FOSSE A ILUSTRAÇÃO DE UM ROMANCE DE AGATHA CHRISTIE

O ambiente que rodeia a fotografia do italiano Gianni Berengo Gardin adequa-se precisamente ao meio e às circunstâncias em que sempre decorrem os romances de Agatha Christie. A nota adicional de mistério é fornecida pela mulher que aparece estendida no chão, escondida por uma mesa de refeição, conjuntamente com um homem que se afasta. Em dezenas de enredos nunca Hercule Poirot se relacionou com um mendigo nem Miss Marple entrou num casebre. Além da vida dos pobrezinhos ser um mistério (frase de uma outra autoria...), de acordo com o que Agatha Christie escreveu ao longo de toda a sua vida, os pobres nunca foram dados à sofisticação nas formas como escolhiam assassinar os seus semelhantes. Os ricos sim. Apesar das aparências, qualquer leitor de Christie sabe que, nestas circunstâncias tão incriminatórias, o homem da fotografia teria de estar inocente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.