25 setembro 2009

UMA CERTO ESTILO CINEMATOGRÁFICO DE POLÍTICA EXTERNA

Mais do que uma cena bem conseguida de um grande filme (Os Salteadores da Arca Perdida) parece-me ser uma excelente síntese da forma de conduzir a política externa que é preconizada, desde há muito, por uma certa corrente de pensamento da intelectualidade norte-americana: quando parece estrangeiro e tem aspecto ameaçador, dispara-se. Como acontece quando o filme é exibido, a audiência costuma adorar a cena… mas o pior são as consequências, que nem tudo acaba bem como nos filmes.
Por curiosidade, assinale-se que a cena dos Salteadores da Arca Perdida era originalmente diferente.

5 comentários:

  1. Deve ser porque, feita uma cena, não é possível repetir até dar certo. Perderam-se os actores e os adereços. Quando muito reconstroi-se o cenário e sacrificam-se mais uns tantos na repetição: Take X, segunda vez!

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  2. Que o António Marques Pinto me desculpe as perguntas mas, ao notar a hora tão insolitamente diurna da inserção do seu comentário (18:58) não consigo resistir a fazê-las: Está com insónias?... É da expectativa pela chegada do período de reflexão eleitoral?

    ;)

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  3. Eu andava a evitar a explicação mas lá vai ter que ser: é que o meu tempo está sincronizado com a América (do Sul). Mas não sou fanático, como pode ver pela hora deste outro comentário.
    Obrigado pelo interesse.

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  4. Desculpe, que eu não queria ter sido indiscreto.

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  5. Um bom filme é uma melhor arma que o "Tomawak" (ou lá como se chama o míssel ou o machado dos índios).
    O "Top Gun" triplicou o número de candidatos à aviação naval norte-americana.
    Outros filmes terão sido decisivos para o desfecho a guerra do Vietname.
    O virtual e o real nem sempre têm uma fronteira tão óbvia como a do "Indiana".

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