01 setembro 2009

ÉFEMERIDES E PEDIDOS DE DESCULPAS QUE JÁ DEVIAM TER SIDO APRESENTADOS HÁ MUITO TEMPO

A reboque das celebrações dos cinquentenários ou dos centenários já deu para reparar que a evocação de um qualquer acontecimento tem muito mais sentido jornalístico quando sobre ele se completam um número redondo de anos. É assim que hoje, 1 de Setembro, o destaque vai todo para os 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial em detrimento de um acontecimento como o abate do Boeing 747 da Korean Air Lines há 26 anos atrás. É evidente que o início da Segunda Guerra Mundial é muito mais importante que um mero episódio da Guerra-Fria, mas note-se que no ano passado, os 25 anos do segundo acontecimento haviam sido muito mais jeitosos que os 69 do primeiro…
Além disso, estes 70 anos foram informativamente premiados com uma espécie de pedido de desculpas apresentado pelo primeiro-ministro russo Vladimir Putin através de um artigo publicado com a sua assinatura num jornal polaco em que condena a assinatura do Pacto Germano-Soviético (acima) que veio a permitir o quarto desmembramento da Polónia (abaixo). Esta publicidade à volta do reconhecimento público de uma asneira que a história tornou mais do que evidente é de um cariz que até agora só víramos na Igreja Católica quando, em 1992, o Papa João Paulo II, depois de séculos e ainda mais onze anos de estudos, resolveu reconhecer que a instituição se enganara ao condenar Galileu(*)
Aliás, as notícias posteriores indicam que as encenações desta operação de charme por parte da Rússia acabaram por se chocar contra a reacção hostil dos nacionalistas polacos, representados no poder pelo presidente Lech Kaczynski que, no seu artigo noutro jornal polaco, veio criticar aquilo que designou pelas tentativas de rescrever a História. E o teor do discurso que ele proferiu já esta manhã durante a cerimónia evocativa é claramente inequívoco: Qual é a comparação entre o Holocausto e Katyn? Há algo que liga esses dois crimes embora as suas escalas tenham sido diferentes. Os judeus morreram porque eram judeus. Os oficiais polacos morreram porque eram oficiais polacos.

(*) O anúncio foi guardado para a data em que se completavam 350 anos da morte de Galileu…

Sem comentários:

Enviar um comentário