22 julho 2009

O ECLIPSE QUE AS METRALHADORAS NÃO IMPEDIRAM

A propósito do eclipse solar total que hoje teve lugar na Ásia (acima), ocorreu-me evocar um outro eclipse, esse lunar mas igualmente total, que teve lugar também por aquelas bandas em 6 de Agosto de 1971. Mais interessante que o fenómeno celeste, era uma outra notícia a seu propósito, a da forma como nalgumas unidades do exército sul-vietnamita se tinha tentado impedir que o eclipse ocorresse: disparando para a Lua(*)
Por detrás daquela bizarra notícia, previsivelmente oriunda dos Estados Unidos e dos opositores à Administração Nixon, estava subjacente a crítica aos resultados da política de vietnamização da Guerra do Vietname, desencadeada a partir de 1969 por aquele Presidente. Por vietnamização entendia-se a substituição progressiva das unidades combatentes norte-americanas por unidades do exército do Vietname do Sul, o ARVN.
Nesse processo, os sul-vietnamitas eram chamados a operar o equipamento deixado para trás pelos norte-americanos, que era normalmente de uma sofisticação que estava para além das suas capacidades, como se subentendia da notícia dos soldados a dispersar o eclipse lunar a tiro… Mas esse era apenas um dos variados problemas que afligiam o ARVN, que veio de resto a entrar em colapso com a invasão norte-vietnamita em Março de 1975.
Deste episódio do Vietname do Sul, terá ficado na opinião pública norte-americana uma impressão muito negativa quanto ao contributo dos exércitos locais quando as suas próprias forças armadas se engajam em operações no estrangeiro. Mas há momentos em que a sua inexistência nos intriga: depois de quase 8 anos de Guerra no Afeganistão, porque nada sabemos dos afegãos que querem ver o seu país livre da influência dos talibans?
(*) - Segundo as explicações tradicionais locais trata-se de um dragãoque engole a Lua e os tiros destinavam-se a assustar o dragão...

5 comentários:

  1. Vou falar um pouco daquilo que entendo destes conflitos, que será sempre uma visão redutora.
    Os americanos perderam militarmente a Guerra do Vietname (mesmo que as causas tenha sido internas) mas no Afeganistão a União Soviética defrontou uma conjunto de tribos, e talvez mesmo nações, que estavam longe de constituir um grupo homogéneo e coeso, tanto do ponto de vista étnico como ideológico.
    Assim, a União Soviética apenas não ganhou a guerra. Não a terá perdido do mesmo modo que os EUA no coeso Vietname.
    O próprio vazio que os americanos deixaram foi preenchido mas no Afeganistão, naquelas montanhas inacessíveis, o vazio foi sendo ocupado e esvaziado pelas diferentes tribos.
    E os taliban, serão mesmo um grupo coeso?

    ResponderEliminar
  2. Este poste demonstra à saciedade como os Vietnamitas eram muito diferentes. Uns, os do Norte, eclipsaram a maior máquina de guerra do mundo. Os outros, os do sul, foram vítimas do "eclipse".

    ResponderEliminar
  3. Não lhe sei responder João Moutinho, mas também tenho uma certa dificuldade em acompanhar o seu raciocínio. Será que pode refazê-lo?

    Em crenças creio que os vietnamitas são muito parecidos, JRD. A novidade daquela noite foi o facto dos tiros terem sido noticiados nos Estados Unidos.

    Suponho que terá havido muitos tiros, tanto de M-16 como de AK47, dirigidos à Lua naquela noite.

    ResponderEliminar
  4. Aqui vai um comentário com alguns
    dias de atraso.
    Os USA perderam militarmente a
    Guerra do Vietname,e a URSS perdeu
    militarmente no Afeganistão,apesar
    de não haver coesão,perdeu frente
    aos taliban,perdeu frente ao
    Comandante Massoud.Eu vejo assim.
    Não sei se os taliban são um grupo
    coeso,mas dá-me ideia,tirando Cabul,eles movimentam-se com relativo à vontade,será pelo terror ou por apoio da própria POP,é um dado para que não tenho
    resposta.Não se ouve falar em
    operações do exército(?)Afegão.
    Será que ele existe?Será que quer
    combater?Esta guerra dos USA,ou
    esta guerra da OTAN,vai continuar
    por quanto tempo?Oito anos é muito
    tempo,daria para perceber o lado
    de inclinação da balança,parece
    que não dá.Vai haver umas FA afegãs,garante de uma "democracia"?ou os USA e a OTAN vão acabar por
    sair"em coluna"por uma ponte,tal
    como os Soviéticos,ou sair de heli
    de um qualquer telhado,tal como os
    Americanos?é preocupante...temos
    lá militares...

    ResponderEliminar
  5. Fora deste assunto das guerras, uma boa continuação de férias Paulo e espero que não tenha gasto muito vicks vaporub...

    ResponderEliminar