06 janeiro 2009

POSTE DEDICADO AOS QUE CONSEGUEM IDENTIFICAR “WILLIAMSONIAS” A OLHO…

O preâmbulo deste poste é indispensável para quem não conheça as aventuras de Blake & Mortimer, os heróis da BD criados por Edgar Pierre Jacobs. Uma das aventuras mais emblemáticas daquela dupla (na verdade, nesta aventura é quase apenas Philip Mortimer que participa) chama-se A Armadilha Diabólica (abaixo, a capa) e foi originalmente publicada em 1962. E em que é que consistia afinal o diabolismo da armadilha?

Um arqui-inimigo de Mortimer legara-lhe em testamento uma máquina de viajar no tempo (abaixo, chama-se Cronoscafo) desafiando-o a experimentá-lo, o que ele irreflectidamente fez. O que Mortimer não sabia era que o selector temporal da máquina fora previamente sabotado e assim o herói vê-se forçado a vogar erraticamente pelo tempo, em épocas variadas do passado e do futuro, até que consegue regressar à sua própria época...

Mas a cena que aqui interessa contar é a que aparece abaixo, quando o confuso Philip Mortimer se procura orientar no espaço e tempo, depois de ter realizado a sua viagem inaugural no Cronoscafo. E a informação fulmina-o, quando identifica a árvore a que se apoiara, que era uma Williamsonia, um vegetal do Cretáceo que estava extinto há 150 milhões de anos! Reconheça-se que não é para todos possuir tais conhecimentos práticos de paleobotânica!…
O rigor obrigar-nos-á a moderar o razoabilidade de tal cena, porque a erudição de Philip Mortimer, muita que fosse, não lhe devia permitir identificar assim tão facilmente e ao vivo plantas que anteriormente apenas poderia ter observado fossilizadas*… Mas 1962, que foi a data da aparição d´A Armadilha Diabólica, ainda deve ter sido uma época de reverência à erudição, que podia chegar a ser tão exagerada que até podia vir a tornar-se ridícula…
Hoje o ridículo pode ser o inverso. Leia-se o meu poste anterior, reúna-se a superficialidade dos bonecos em jeito de mapas de que ali falei à apreciação a muita da informação e do jornalismo actual que foi feita pela Sofia a propósito do filme Boa noite, e boa sorte: …espectáculo, superficialidade e falta de rigor informativo. E adicione-se agora, a eleição do blogue Arrastão (e do seu autor) para O Melhor Blogue de 2008 pelo Corta-Fitas!
Quanto a esta última eleição, permitam-me à laia de comentário que me vá inspirar mais uma vez à BD e que aqui recupere uma deliciosa cena do álbum Psicanálise para os Daltons (1975) de Lucky Luke (Morris & Goscinny) onde se pode concluir que, quando as sentenças dos julgamentos produzem resultados demasiado absurdos (acima), é preferível concentrarmo-nos em encontrar as explicações para as aberrações em quem os julgou, e não naqueles que foram julgados (abaixo)…
* Na realidade existiu mesmo um grupo botânico de árvores de grande porte já extinto que é assim classificado.

3 comentários:

  1. um poste como eu gosto.
    olhe Teixeira, eu não sei o porquê dessa coisa em que todos os blogs têm de escolher os que mais gostam, e as frases mais sonantes, e destacar mais não sei mais o quê.
    eu acho que há uma certa infantilidade nisso, mas na realidade quem sou eu para opinar sobre esse assunto.
    uma coisa lhe posso dizer, e digo-o com toda a sinceridade e sem rodeios:
    para mim o seu blogue é o melhor de toda a blogosfera nacional.
    não sei se isto o ajuda muito, mas é o que é.

    ResponderEliminar
  2. PDuarte, o seu comentário é muito simpático, agradeço-lho muito mas, permita-me a sinceridade, ajudar-me, não me ajuda, que ninguém me pode ajudar - a não ser involuntáriamente - na inspiração para os temas dos postes... Mas asseguro-lhe que registei com muito agrado o seu comentário.

    Uma coisa é certa: o blogue não está concebido para ser o melhor da blogosfera nacional; nem sei se fará sentido existir essa figura de "melhor da blogosfera nacional"; mas, mesmo que ultrapassemos essa controvérsia, aceitando a sua existência, é acabrunhante ver o epíteto atribuído a um blogue qye não passa de um encadeamento de superficialidades politicamente engajadas.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.