15 janeiro 2009

CRISTIANO RONALDO, THE MAN

Eu até consegui resistir ao comentário previsivelmente negativo ao Prós e Contras (com Fátima Campos Ferreira) de Segunda-Feira passada, num daqueles momentos desesperadamente bacocos, em que o tema do programa foi a eleição de Cristiano Ronaldo para uma merda qualquer de futebolistas. Hoje, a RTP, em mais uma demonstração do que suponho seja o superior entendimento do que será o serviço público, promete-nos uma Grande Entrevista (com Judite Sousa) adicional ao mesmo Cristiano Ronaldo directamente da sua casa, em Manchester…
Tenho as minhas sinceras dúvidas que a devoção em Portugal a Cristiano Ronaldo seja assim tão grande! Depois de Jorge Sampaio ter na altura proclamado o Euro 2004 como um desígnio nacional, ter-se-á tornado noutro o de sermos conhecidos por um país de grandes futebolistas e esta promoção descabelada a Cristiano Ronaldo assim feita pela RTP inserir-se-á numa manobra mais vasta de o incentivar?... Só tenho a dizer que houve uma enorme evolução desde os tempos em que o patrocínio oficial a Eusébio era uma maneira indirecta de promover o Portugal multirracial e pluricontinental

8 comentários:

  1. Tu inseriste um turpilóquio tão pouco próprio na tua prosa sempre tão certinha?
    Estou pasmada!
    Ainda se fosse eu, compreendia-se:
    sou do Norte,
    não gosto de futebol na generalidade,
    detesto o Cristiano Ronaldo na especialidade,
    e last but not the least, já que é futebol não fala do Pinto da Costa.

    Só te entendo porque é absolutamente incompreensível o relevo que dão a estas coisas. É de tirar do sério qualquer um.

    ResponderEliminar
  2. Oh, cum carago, eu inseri o quêa? Um torpilóquio?... Lá tenho que ir ao dicionário...

    Formalmente é-o; no contexto, destina-se mais a relevar o carácter despiciendo, em termos de interesse substantivo, da tal coisa que o Cristiano Ronaldo ganhou e que parece movimentar as Fátimas Campos Ferreira, as Judites Sousa, o país enfim...

    Pessoalmente, eu gosto muito menos do Saramago do que do Cristiano Ronaldo, mas não menosprezo o prémio que o primeiro ganhou - embora também já tenha aqui escrito que a distribuição por idioma dos vencedores do Prémio Nobel da Literatura faça tanto sentido como a dos vencedores do campeonato nacional de futebol da 1ª divisão... ou seja, "cheira a esturro".

    Agora, regressando ao assunto que aqui nos trouxe, creio que seria uma estultícia acreditar que eu iria abandonar aquilo que classificas da minha "prosa sempre tão certinha" em circunstâncias tão prosaicas...

    ResponderEliminar
  3. O carnaval à volta de Ronaldo mostra bem a pobreza de espírito deste país.
    E também o enorme circo (com muitos palhaços)que é o mundo do futebol que gera (é verdade) muitos milhões de triliões.
    É assim o mundo, é a força da televisão, não há volta a dar,
    são os incontáveis globos, óscares, estatuetas, brasões, diplomas, concursos, todo um folclore de excelências ridículas.
    Depois, o título de melhor do Mundo não deveria ser atribuído todos os anos, mas só de longe em longe a quem merecesse, duradouramente, tal distinção.
    Di Stéfano, Pélé, Maradona, Beckenbauer, Cruijf, Zidane, esses, sim.
    Ronaldo poderá ter sido o de maior evidência em 2008, mas o melhor, o de maior talento, é Messi.
    O resto é circo...

    ResponderEliminar
  4. Ronaldo está ainda muito longe de Eusébio e até de Figo.
    Eusébio nunca se considerou o melhor do Mundo porque naquele tempo havia Pelé.
    Mas Eusébio hoje seria, de longe, o melhor do Mundo.
    Figo, por seu lado, é um jogador de verdadeira classe, de rendimento regular, um exemplo,um adulto, dentro e fora do campo.
    Ronaldo capitão da selecção é o Quim Barreiros no S.Carlos.
    Haja vergonha...

    ResponderEliminar
  5. Esta saga do Cristiano Ronaldo é
    um turpilóquio(não conhecia o termo)ou seja,é uma Merda.Aquela cabeça, cheia de areia,não me
    causa admiração,causa-me espanto,ou
    talvez não,ver o PM e o PR,a enviar
    telegramas em nome dos Portugueses
    (não me perguntaram nada)a felicitar o rapazito da Madeira.Não
    gosto muito de futebol,cada vez
    menos,mas para as TV's,e não só,
    está ali o orgulho da Pátria.E vai
    mais uma...Merda,porque causa-me
    engulhos ver o rapaz a colecionar
    e espatifar uns carritos,cujo valor
    dava para alimentar meio Darfur.
    Já me constou que,quando andava na
    escola,diabolizava as professoras,
    talvez isso agora seja um bom
    exemplo,e os"putos"quando forem
    repreendidos,possam dizer"ah,o
    CR também fazia e é um "herói"
    Ganda merda.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Arrumaste-me. Eu só escrevi turpilóquio pois não quero, com os meus comentários, desvanecer o brilho da tua prosa.
    Em consequência da tua resposta tenho que ir ao "Dicionário da Porto Editora" 5ª edição "muito corrigida e aumentada"sic, que já se encontra aqui ao meu lado, pelo menos, deixa-me cá contar... umas cinco vezes...

    ResponderEliminar
  7. Eu não arrumei ninguém. Há casos que não são questão de quantidade mas de qualidade.

    Se há palavra que nesta caixa de comentários foi eleita como a preferida da maioria dos portugueses - da mesma maneira que o Zé Maria do Big Brother! - foi a palavra "Turpilóquio".

    Bsta leres o comentário anterior ao teu.

    ResponderEliminar
  8. E está bem. Turpilóquio e Zé Maria (quando me refiro àquele pobre infeliz do Big Brother) são até termos eventualmente comparáveis.

    ResponderEliminar