
Um dos primeiros fenómenos que chama a atenção é a grande mancha vermelha, correspondente às Igrejas Baptistas que predomina no Sul. Os baptistas são uma reforma à reforma inglesa. Acima dessa mancha aparece uma outra de cor de laranja, correspondente às Igrejas Evangélicas de inspiração luterana vindas da Europa continental. Entre as duas, uma mancha verde, um pouco dispersa, assinala os condados onde a maioria pertence a Igrejas Metodistas que, como os baptistas, são uma outra dissidência à doutrina da reforma anglicana.
Mais para Oeste, centrada no Estado de Utah, aparece uma outra mancha de cor bege. A Igreja tem o nome Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mas os seus seguidores são normalmente designados por mórmons. O fundo azul claro do mapa corresponde aos condados onde a Igreja Católica Romana é maioritária, o que é muito frequente quando os católicos são contados, não em comparação com as denominações protestantes em conjunto, mas com cada uma delas em separado. Em maioria absoluta os católicos predominam no Sul dos Estados do Texas e da Luisiana.
Curiosamente a mancha azul é a mais extensa, mas os "religiosos das outras manchas são em muito maior número, mais de duas vezes e meia.
ResponderEliminar