22 dezembro 2016

RALPH POMODORI, A VEDETA EM ASCENSÃO

Spaghetti e o Ídolo é uma história de BD concebida por Attanasio e Goscinny. Spaghetti é um herói para o qual o genial René Goscinny também escreveu argumentos. Sem terem o reconhecimento artístico (e o volume de vendas...) das aventuras de Asterix ou de Lucky Luke, as de Spaghetti (que é acompanhado pelo seu estúpido e persistente primo, conhecido em Portugal por Pomodoro) também produziram alguns momentos que considero emblemáticos, como é o caso da imagem final desta história, aparecida em 1964, por ocasião da eclosão do fenómeno de popularidade exuberante que acompanhava os The Beatles e outras bandas afins.
O ídolo é um desses cantores rock chamado Pietro Alcatra mas com o nome artístico de Ross Biff... Que leva uma existência miserável de estúdio de gravação para concerto, sem conseguir comer sequer decentemente (um ovo cozido e uma banana...), continuamente assediado pelos fãs e sob os ditames de um empresário explorador, o que desperta a compaixão de Spaghetti. Nem nos interessa os detalhes da aventura, apenas o remate: Spaghetti consegue que o empresário rescinda o contrato com o ídolo, com aquele anunciando que encontrara alguém melhor para o substituir. E quando se Spaghetti se procura escapulir de tudo e do chato do primo também, percebe-se que o alguém melhor era o próprio primo sob o nome artístico de Ralph Pomodori, a Vedeta em Ascensão.
Publicada em Portugal na revista Tintin em finais de 1973, esta última imagem com Pomodoro no outdoor de parede confere à fama e à popularidade, depois de a termos observado do outro lado, um indiscutível cunho trágico. Mas, por outro lado e ao contrário do predecessor, Pomodoro é uma personagem tão estúpida que não chega a despertar a nossa compaixão. Desde ali, tenho observado imensos casos de quem se bate por uma notoriedade a qualquer custo e a minha empatia para com eles, pela tolice que exibem, é a mesma que (não) posso dedicar a Ralph Pomodori, a Vedeta em Ascensão. Muitos Ralphs Pomodoris tenho eu visto desde então.

Sem comentários:

Enviar um comentário